Morre aos 75 anos o ator Cary-Hiroyuki Tagawa, eternizado como Shang Tsung em Mortal Kombat

Com carreira de quatro décadas no cinema e na TV, Tagawa faleceu em Santa Bárbara vítima de AVC, cercado pela família.

Publicado em 5 de dezembro de 2025 às 07:37

Morre aos 75 anos o ator Cary-Hiroyuki Tagawa, eternizado como Shang Tsung em Mortal Kombat
Morre aos 75 anos o ator Cary-Hiroyuki Tagawa, eternizado como Shang Tsung em Mortal Kombat Crédito: Reprodução/Redes Sociais

O mundo do cinema e dos videogames está de luto. Nesta quinta-feira (04): o ator Cary-Hiroyuki Tagawa, conhecido globalmente por interpretar o feiticeiro Shang Tsung no filme Mortal Kombat, morreu aos 75 anos, em Santa Bárbara, na Califórnia. A informação foi confirmada por sua equipe e amplamente divulgada pela imprensa internacional.

Um legado de décadas

Nascido em Tóquio em 27 de setembro de 1950, Tagawa cresceu em diferentes bases militares norte-americanas, já que seu pai servia no Exército dos Estados Unidos. Ele formou-se na University of Southern California e, nos anos 1980, iniciou uma trajetória sólida como ator.

Seu primeiro grande destaque veio em 1987, no filme vencedor do Oscar The Last Emperor. A partir daí, construiu uma filmografia extensa, com participações em produções como Licence to Kill (1998), Pearl Harbor (2001), Planet of the Apes (2001), além de séries televisivas como The Man in the High Castle.

Mas foi em 1995 que alcançou um status cult entre fãs de cinema e de videogames ao dar vida ao vilão icônico Shang Tsung em Mortal Kombat. Ele reprisou o papel em adaptações variadas, da web-série Mortal Kombat: Legacy até versões recentes do jogo, consolidando-se como a personificação do personagem para toda uma geração.

Sofrimento e despedida

Segundo a assessoria, Tagawa sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). Ele estava em casa quando passou mal e, conforme relatos, faleceu cercado pelos filhos. Em comunicado, sua agente-gerente lamentou a perda de um “artista generoso, comprometido e dedicado”, e ressaltou que o impacto da partida será profundo.

Cary-Hiroyuki Tagawa deixa três filhos e dois netos, além de uma carreira que atravessou gêneros, de dramas premiados a filmes de ação e fantasia, passando por videogames e séries.