'O Agente Secreto' poderá ter cinco indicações ao oscar, aponta revista

Longa com Wagner Moura pode concorrer em até cinco categorias, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor, segundo análise de críticos internacionais.

Publicado em 17 de setembro de 2025 às 15:53

A Academia Brasileira de Cinema anunciou que O Agente Secreto será o representante do Brasil na corrida pelo Oscar 2026
A Academia Brasileira de Cinema anunciou que O Agente Secreto será o representante do Brasil na corrida pelo Oscar 2026 Crédito: Reprodução

A Academia Brasileira de Cinema anunciou que O Agente Secreto será o representante do Brasil na corrida pelo Oscar 2026. A escolha coloca o filme de Kleber Mendonça Filho no radar da maior premiação do cinema mundial.

Após o anúncio, sites especializados começaram a especular em quais categorias o longa pode ser indicado. Scott Feinberg, editor executivo de cobertura de premiações do The Hollywood Reporter, avalia que o filme tem potencial para superar o desempenho de Ainda Estou Aqui, que em 2024 recebeu três indicações, vencendo uma delas. Feinberg aposta que O Agente Secreto pode concorrer em cinco categorias e não descarta uma sexta indicação.

Entre as possíveis categorias apontadas pelo especialista estão Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Diretor (Kleber Mendonça Filho), Melhor Ator (Wagner Moura) e Melhor Roteiro Original. A atriz Tânia Maria também aparece nas apostas da revista, com uma “chance remota” de concorrer a Melhor Atriz Coadjuvante.

O próximo passo é a Academia Brasileira de Cinema enviar oficialmente a escolha para a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em Hollywood. Com a participação de filmes de todos os países que buscam uma indicação, serão selecionados 15 concorrentes finais, que serão divulgados em 16 de dezembro. A lista oficial com os indicados ao Oscar só será anunciada em 22 de janeiro.

Elias Felippe (Estagiário sob supervisão de Cássio Leal, editor-chefe da tarde).