Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz celebra 30 anos com concerto especial em Belém

Espetáculo contou com participação de Fafá de Belém, Coro Carlos Gomes e homenageou a cultura paraense no Theatro da Paz.

Publicado em 10 de janeiro de 2026 às 10:18

Concerto teve a participação de Fafá de Belém - 
Concerto teve a participação de Fafá de Belém -  Crédito: Bruno Cecim/Agência Pará

A Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) celebrou, na noite de sexta-feira (9), três décadas de história com um concerto especial no palco do Theatro da Paz, em Belém. A apresentação comemorativa reuniu a cantora paraense Fafá de Belém, o Coro Carlos Gomes e a solista Adriana Azulay, encantando o público que lotou a centenária casa de espetáculos.

Intitulado “Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz – 30 anos”, o espetáculo marcou o início de um ano simbólico para a cultura paraense. A secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, destacou o momento de celebração vivido pela instituição e pela cidade. Segundo ela, além das três décadas da OSTP, 2026 também celebra os 25 anos do Festival de Ópera, reforçando a importância da programação cultural para Belém e para o Pará.

O repertório da noite foi dedicado à valorização da identidade cultural paraense, com destaque especial para Belém, que completa 410 anos de fundação na próxima segunda-feira (12). O programa incluiu obras de compositores e intérpretes que marcaram a música do estado, como o maestro Waldemar Henrique e a dupla Ruy e Paulo André Barata, além de arranjos sinfônicos de canções consagradas da carreira de Fafá de Belém.

A apresentação integra a programação do Preamar Cabano e foi realizada por meio de uma iniciativa do Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), do Theatro da Paz e da Academia Paraense de Música (APM), com patrocínio da empresa Hydro.

As comemorações continuam neste sábado (10), quando a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz retorna ao palco do Theatro da Paz, a partir das 20h, para mais uma noite dedicada à música e à celebração da cultura paraense junto ao público.