Record proíbe jornalistas mulheres de usarem jeans, cabelo cacheado e batom vermelho

A Record atualizou o Manual de Estilo, válido para todos os jornalistas da emissora e implantou novas determinações sobre os tipos de roupas que podem ser usadas durante o trabalho. Entre as restrições, as mulheres estão proibidas de usarem calça jeans, cabelos cacheados e batom vermelho. Segundo o material, obtido...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 12:54

A Record atualizou o Manual de Estilo, válido para todos os jornalistas da emissora e implantou novas determinações sobre os tipos de roupas que podem ser usadas durante o trabalho. Entre as restrições, as mulheres estão proibidas de usarem calça jeans, cabelos cacheados e batom vermelho.

Segundo o material, obtido pelo jornalista Gabriel Perline, é obrigatório usar apenas calças sociais em tons escuros e neutros, são permitidos cintos de couro preto ou marrom e com fivelas discretas. Quaisquer outros modelos em cores diferentes serão barrados.

Não pode usar blusas, camisas ou vestidos com rendas, estampas, babados ou tecidos com aplicações. As malhas devem ser lisas e em cores neutras e discretas. Em dias de calor, decotes são permitidos, desde que sejam em corte V e não muito profundos. Golas arredondadas também estão liberadas. Já os cortes mais trabalhados e sobreposições são vetados.

Brinco ponto de luz, aliança de casamento ou compromisso, anel (discretos e em poucas quantidades) e relógio estão liberados. É terminantemente proibido aparecer no ar com colares ou correntes.

Cabelos cacheados ou ondulados somente para mulheres com os fios naturalmente desta forma, mas se a mulher tem o cabelo liso, ela não pode fazer cacheamento, usar recursos para aumentar os cabelos.

Em Belém, a emissora tem rede própria, ou seja, é administrada pela direção da matriz em São Paulo, e, segundo fontes, as novas regras do Manual de Estilo ainda não foram repassadas para os jornalistas.