Evento promove imersão gastronômica com ingredientes da Amazônia para chefs e bartenders em Belém

Evento marca o lançamento do selo "Aqui Tem Bioeconomia" e apresenta produtos da sociobioeconomia amazônica à profissionais da culinária e coquetelaria paraense

Publicado em 1 de agosto de 2025 às 15:39

Evento promove imersão gastronômica com ingredientes da Amazônia.
Evento promove imersão gastronômica com ingredientes da Amazônia. Crédito: Divulgação

Cupuaçu cristalizado, cumaru em pó, shoyu amazônico, molho de pimenta, gin de jambu com castanha e hidromel são alguns dos ingredientes que estarão presentes no evento Sabor ASSOBIO, experiência sensorial que une gastronomia e coquetelaria a partir de ingredientes produzidos na Amazônia.

Voltado a um público convidado, o evento é uma iniciativa da Associação de Sociobioeconomia da Amazônia (ASSOBIO) e será realizado na próxima segunda-feira (4), no restaurante Celeste, em Belém. Participam cerca de 35 profissionais da gastronomia regional, entre chefs de cozinha, donos de bares e restaurantes e bartenders. O objetivo é apresentar o potencial dos produtos da sociobioeconomia na culinária e ampliar sua presença no circuito gastronômico da capital paraense.

Conduzido pela chef Esther Weyl, do restaurante Celeste, e pelo bartender Yvens Penna, idealizador do Muamba Bar, o Sabor ASSOBIO contará com preparações exclusivas que evidenciam a diversidade e riqueza dos ingredientes desenvolvidos por associados da ASSOBIO. “Acredito na potência desse encontro com a nossa cultura e biodiversidade de modo a criarmos uma cena amazônica autêntica”, destaca Yvens.

Durante o encontro, será lançado oficialmente o selo "Aqui Tem Bioeconomia", que reconhecerá estabelecimentos que compram de associados da rede e que mantêm práticas responsáveis, valorizam saberes locais e geram impactos sociais e ambientais positivos.

“Acreditamos no poder de transformação desses produtos. Eles trazem identidade, originalidade e refletem a força do nosso território. Queremos que sejam usados nas cozinhas e bares da cidade, e não apenas ganhem destaque fora do Brasil ou no Sudeste, como tantas vezes acontece”, afirma Juliana Carepa, coordenadora do projeto Alimentação Privada da ASSOBIO.

Ações que impulsionam a bioeconomia da Amazônia

No caminho até a COP30, a ASSOBIO tem liderado uma série de iniciativas estratégicas para fortalecer a sociobioeconomia amazônica. Entre elas, destaca-se a Vending Machine da Bioeconomia, já em operação com cerca de 30 itens produzidos por empreendedores da rede da ASSOBIO, como chocolates, castanhas, cosméticos e acessórios. Até novembro de 2025, as máquinas estarão distribuídas em pontos estratégicos de Belém.

Outra frente de atuação é a Vitrine ASSOBIO, espaço itinerante de exposição e comercialização dos produtos da sociobioeconomia amazônica dos associados, como molhos de tucupi, granolas de tapioca, gin de jambu, cosméticos naturais e biojoias. A proposta é aproximar o público da diversidade da produção amazônica por meio de experiências sensoriais e presença em eventos estratégicos.

As ações reforçam o compromisso da ASSOBIO com o desenvolvimento sustentável, a valorização da biodiversidade amazônica e o fortalecimento de uma economia baseada no uso responsável dos recursos naturais e no protagonismo das comunidades locais.