Tamborimbó transforma ACENA em “Blackzone Amazônica” no Dia da Consciência Negra

Blackzone Amazônica transforma o Tamborimbó em quilombo cultural no Dia da Consciência Negra, com mais de oito horas de tambores, carimbó e celebração afro-amazônica.

Publicado em 19 de novembro de 2025 às 14:09

 - Atualizado há uma hora

Tamborimbó transforma ACENA em “Blackzone Amazônica” no Dia da Consciência Negra
Tamborimbó transforma ACENA em “Blackzone Amazônica” no Dia da Consciência Negra Crédito: Divulgação

Belém vive um calendário intenso de “zonas” durante a COP30, Green Zone, Blue Zone, En-Zone… e, no dia 20 de novembro, entra oficialmente em cena a Blackzone Amazônica. É assim que o Ponto de Cultura ACENA batiza seu território de celebração, urgência cultural e pulsação ancestral com a realização do XXI Tamborimbó – Roda de Tambor e Carimbó, especial Dia da Consciência Negra, a partir das 14h, no Conjunto Maguari, no bairro do Coqueiro. A entrada é gratuita.

Ao longo de quase nove horas de programação, o Tamborimbó reúne tambores, corpos, memórias e músicas que reafirmam a potência da cultura negra na Amazônia. Sobem à roda o Grupo Parananin, o Coletivo Tamborimbó, a Banda ACENA e uma série de convidados especiais, Gigi Furtado, João da Hora, Rafaela Travassos e Adriana Souza, além do Bloco Afro Axé Dudu, responsável por encerrar a celebração às 22h30. No som, um verdadeiro giro pelos ritmos de matriz africana: curimbó, atabaque, carimbó de raiz, samba de terreiro e ritmos afro-amazônicos.

Blackzone em plena COP30

Realizar esta 21ª edição do Tamborimbó durante a COP30 dá ao evento uma camada extra de significado. Enquanto chefes de Estado, negociadores e especialistas discutem clima e futuro da Amazônia, a Blackzone da ACENA lembra que não há solução climática sem cultura, memória e justiça racial.

Ao colocar o tambor no centro da roda, o espaço se afirma como um quilombo contemporâneo, onde arte, resistência e ancestralidade caminham ao lado de pautas urgentes por justiça climática e dignidade para os povos da floresta e da cidade.

Coordenador do Ponto de Cultura ACENA, Harles Oliveira reforça que essa articulação entre cultura, território e luta não é opcional. “Celebrar o dia 20 de novembro em plena COP30 é lembrar ao mundo que a cultura também é potência climática. A Amazônia tem voz, tem corpo e tem história e as lutas raciais atravessam o debate sobre justiça climática. Povos negros, indígenas e ribeirinhos sentem primeiro os impactos da crise ambiental. Nossa roda é reivindicação e resistência: sem justiça racial, não há justiça climática.”

ACENA: quilombo cultural na periferia de Belém

Fundada em 2012 e reconhecida como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura, a ACENA – Associação Cultural e Esportiva de Negros e Afrodescendentes da Amazônia se firmou como referência quando o assunto é cultura afro-brasileira e popular na região metropolitana de Belém.

O espaço atua em várias linguagens, música, dança, teatro, audiovisual, literatura, oferecendo formação, circulação artística e valorização de artistas negros e negras. Entre os projetos já realizados estão Batuque Afro Amazônico, Deixa-me Ser Tambor, Carimbó ACENA Fest, A Noite da Beleza Negra Paraense e Dandara’s – Por uma Identidade e Cultura de Resistências.

Seus coletivos musicais, o Coletivo Tamborimbó e a Banda ACENA, puxam a sonoridade que marca o Tamborimbó e ajudam a consolidar o espaço como um dos polos da música de matriz africana na Amazônia.

Tamborimbó: 21 edições de tambor, memória e encontro

Chegando à sua 21ª edição, o Tamborimbó já é mais do que um evento fixo no calendário cultural da cidade: é um ponto de encontro entre grupos tradicionais, percussionistas, mestres da cultura popular e novas gerações de artistas.

A roda transforma o tambor em símbolo de memória e futuro, reafirmando o instrumento como guardião da história afro-amazônica. Em 2025, com uma edição totalmente dedicada ao Dia da Consciência Negra, o festival reforça sua missão de ser quilombo cultural, enfrentando desigualdades com arte, coletividade e ancestralidade.

Programação do XXI Tamborimbó

O público que chegar ao Conjunto Maguari encontra uma programação que atravessa a tarde e invade a noite:

  • 14h – Abertura oficial

  • 14h10 – Grupo Folclórico Sabor da Ilha

  • 15h – Grupo Ayrakyrã

  • 16h – Regional Os Curupiras

  • 17h – Grupo Parananin

  • 18h – Bateria Show do Bole Bole

  • 19h – Coletivo Tamborimbó

  • 20h às 22h30 – Banda ACENA & Convidados

  • Participações de Adriana Souza, João da Hora, Gigi Furtado e Rafaela Travassos

  • 22h30 – Encerramento com o Bloco Afro Axé Dudu

Serviço

XXI TAMBORIMBÓ – Roda de Tambor e Carimbó (Edição especial do Dia da Consciência Negra)

Ponto de Cultura ACENA – Conjunto Maguari, Alameda Dezenove, nº 14, bairro Coqueiro – Belém/PA

20 de novembro de 2025

14h às 23h

Atrações: Grupo Parananin, Coletivo Tamborimbó, Banda ACENA & convidados (Gigi Furtado, João da Hora, Rafaela Travassos, Adriana Souza) e Bloco Afro Axé Dudu

Contato: (91) 98152-2682

Entrada gratuita