Último Arrastão do Pavulagem agita ruas de Belém neste domingo

A partir das 9h, o Batalhão da Estrela se reúne com a comunidade na Praça da República para dar início à tradicional Roda Cantada.

Publicado em 4 de julho de 2025 às 21:48

Arrastão do Pavulagem -
Arrastão do Pavulagem - Crédito: Agência Belém

O Arraial do Pavulagem se despede da temporada junina de 2025 neste domingo (6), com o último Arrastão do ano, o quarto e derradeiro. O encerramento da tradicional celebração popular será marcado por um gesto simbólico com apelo ecológico: serão plantadas, a partir das 8h da manhã, cinco mudas de ipê em frente à sede do Instituto Arraial do Pavulagem, no Boulevard da Gastronomia.

As árvores, de cores variadas (amarelo, rosa, branco e roxo), fazem referência ao tema deste ano, “Arraial da Floresta”, e simbolizam o compromisso com a preservação do meio ambiente e o cuidado com os espaços urbanos.

A partir das 9h, o Batalhão da Estrela se reúne com a comunidade na Praça da República para dar início à tradicional Roda Cantada, momento de celebração coletiva marcado por música e ancestralidade.

O cortejo, animado por músicos e brincantes, contará com a presença dos bois Máscaras Alce e do Malhadinho, parceiro de longa data do Arraial. Após a abertura conduzida pelo Boi Pavulagem, o grupo parte em desfile pelas ruas do centro de Belém, encerrando o percurso na Praça Waldemar Henrique.

O cortejo se encerra com um grande espetáculo musical comandado pela banda Arraial do Pavulagem. A apresentação contará com convidados especiais, entre eles a cantora Luê, o Grupo Sancari, Antônio de Oliveira, Allan Carvalho, além de Rafael Veredas e Heitor Carvalho, que somam seus talentos à celebração final da temporada.