Wagner Moura é o primeiro ator brasileiro indicado prêmio de Melhor Ator

O ator brasileiro concorre com Timothée Chalamet, Leonardo DiCaprio, Ethan Hawke e Michael B. Jordan.

Publicado em 22 de janeiro de 2026 às 12:26

(Ator Wagner Moura foi indicado na categoria Melhor Ator pela atuação em 'O Agente Secreto')
(Ator Wagner Moura foi indicado na categoria Melhor Ator pela atuação em 'O Agente Secreto') Crédito: Redes Sociais/Instagram 

O ator brasileiro Wagner Moura fez história ao se tornar o primeiro brasileiro indicado ao Oscar de Melhor Ator, segundo a lista oficial de indicados ao Oscar 2026, divulgada nesta quinta-feira (22) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, nos Estados Unidos.

‘O Agente Secreto’ foi indicado em 4 categorias e uma dessas categorias é em melhor ator. Em toda história do Oscar, Wagner Moura é o primeiro ator brasileiro a ser indicado na categoria. Ele concorre ao prêmio com atores consagrados da indústria cinematográfica como

• Timothée Chalamet, “Marty Supreme”

• Leonardo DiCaprio, “Uma batalha após a outra"

• Ethan Hawke, “Blue Moon”

• Michael B. Jordan, “Pecadores”

O filme ‘O Agente Secreto’ ainda recebeu mais três indicações nas categorias melhor direção de elenco, melhor filme internacional e melhor filme.

A celebração da maior festa do cinema, entrega do Oscar, está marcada para acontecer dia 15 de março em Los Angeles, nos Estados Unidos.

O que aborda ‘O Agente Secreto’

O longa traz Wagner Moura na pele de Marcelo, um docente que desembarca na capital pernambucana em 1977, período de Ditadura Militar no Brasil. O professor foge das ameaças e repressões do governo e tenta reencontrar o filho.

O longa de Kleber Mendonça Filho usa a atmosfera densa da época e acerta ao transformar o carnaval e a paisagem urbana em um cenário de vigilância, funcionando como um jogo de onde as lendas locais e o medo da ditadura se misturam, entregando uma obra que é, ao mesmo tempo, um drama familiar comovente e um suspense de tirar o fôlego.