Ana Carolina se despede da seleção brasileira de vôlei após uma década de conquistas

Inicialmente fora apenas da Liga das Nações e do Mundial de 2025, Carol decidiu tornar a pausa definitiva

Publicado em 2 de agosto de 2025 às 20:26

Ana Carolina se despede da seleção brasileira de vôlei
Ana Carolina se despede da seleção brasileira de vôlei Crédito: Instagram / Ana Carolina

Bicampeã olímpica com a seleção feminina de vôlei, a central Ana Carolina da Silva, conhecida como Carol ou Carolana, anunciou neste sábado (2) sua aposentadoria definitiva da equipe nacional. Aos 34 anos, ela colocou ponto final em uma trajetória marcada por medalhas, entrega e sacrifícios.

Inicialmente fora apenas da Liga das Nações e do Mundial de 2025, Carol decidiu tornar a pausa definitiva. Em um texto emocionante nas redes sociais, ela falou sobre o peso da decisão e a intensidade da vida como atleta da seleção: "Eu sei que vocês imaginam como é a nossa rotina, mas a verdade é que aquele clichê é a mais pura verdade, só vivendo pra saber. (...) Tem muita dor, sacrifício, doação, distância e abdicação."

Com uma década vestindo a camisa do Brasil, Carol foi peça-chave na conquista das medalhas de prata nos Jogos de Tóquio (2020) e Paris (2024), além de ter somado títulos no Grand Prix (2014, 2015 e 2017), vices na Liga das Nações (2019, 2021 e 2022) e boas campanhas em Mundiais — incluindo o vice em 2022 e o bronze em 2014. Ao anunciar sua despedida, a central também expressou o desejo de abrir espaço para novas gerações seguirem o legado que ajudou a construir.