Ancelotti cobra resiliência mental após derrota do Brasil para o Japão

Técnico destaca impacto psicológico dos erros em virada inédita e diz que lição deve servir de aprendizado para a Copa do Mundo de 2026.

Publicado em 14 de outubro de 2025 às 16:38

Carlo Ancelotti, técnico da Seleção Brasileira -
Carlo Ancelotti, técnico da Seleção Brasileira - Crédito: Rafael Ribeiro/CBF

Após a derrota de virada por 3 a 2 para o Japão, nesta terça-feira (14), em Tóquio, o técnico da seleção brasileira, Carlo Ancelotti, fez um apelo por mais força mental e equilíbrio emocional dos jogadores. O resultado marcou a primeira vez que o Brasil foi superado pela equipe asiática na história dos confrontos.

O treinador italiano afirmou que o grupo precisa aprender com os erros que permitiram a reação dos japoneses no segundo tempo. “Até o erro de [Fabrício] Bruno no primeiro gol, o jogo estava bem controlado. Depois disso, a equipe desmoronou mentalmente. Esse foi o maior erro”, avaliou Ancelotti.

O técnico destacou que falhas individuais não definirão futuras convocações, mas ressaltou a importância da resposta coletiva. “O que temos de avaliar é a reação da equipe após o erro. Perdemos o equilíbrio e o pensamento positivo. É uma boa lição para o futuro”, disse.

Apesar do revés, Ancelotti afirmou que o foco segue na preparação para a Copa do Mundo de 2026, na América do Norte. Os próximos amistosos da Seleção serão contra Senegal e Tunísia, em novembro, na Europa.