Antonelli vence no Japão e se torna o líder mais jovem da história; Bortoleto fica fora do top 10

O brasileiro largou entre os nove mais rápidos, mas caiu ao longo da corrida

Publicado em 29 de março de 2026 às 15:34

Andrea Kimi Antonelli venceu a segunda seguida
Andrea Kimi Antonelli venceu a segunda seguida Crédito: Reprodução / X

Andrea Kimi Antonelli viveu mais um capítulo especial neste domingo. O italiano da Mercedes aproveitou um safety car no momento decisivo da corrida, reassumiu a liderança após perder a ponta na largada e venceu o GP do Japão. O resultado o coloca no topo do Mundial aos 19 anos, quebrando o recorde que pertencia a Lewis Hamilton desde 2007. Oscar Piastri foi o segundo, e Charles Leclerc completou o pódio.

A vitória veio na estratégia. Antonelli caiu para sexto logo nas primeiras voltas, mas, com stint mais longo, parou nos boxes durante a bandeira amarela e voltou à frente de Piastri, administrando a corrida até o fim. A McLaren, que não havia conseguido largar nas duas primeiras etapas por problemas no carro de Piastri, deixou Suzuka com seu primeiro pódio do ano — e ainda com Lando Norris em quinto.

A Ferrari manteve a regularidade da temporada, com Leclerc garantindo o terceiro lugar após superar Hamilton e resistir à pressão de George Russell. A Mercedes segue líder entre as equipes, agora com 135 pontos; a Ferrari soma 90.

Gabriel Bortoleto, que largou em nono, perdeu rendimento no início, chegou a cair para 15º e terminou em 13º após ser ultrapassado no fim por Ocon e Hadjar.

A Fórmula 1 faz agora uma pausa de um mês e retorna em 3 de maio, no GP de Miami.