Atacante se torna o primeiro capitão negro da história do Athletic Bilbao; confira

Militante contra o preconceito racial, o jogadortambém comentou o cenário político e social da Espanha: 'parece que está na moda a ultra direita'

Publicado em 29 de julho de 2025 às 17:47

Iñaki Williams com a braçadeira de capitão do clube basco
Iñaki Williams com a braçadeira de capitão do clube basco Crédito: x / @AthleticClub

Iñaki Williams escreveu mais um capítulo marcante em sua trajetória com a camisa do Athletic Bilbao. O atacante foi anunciado nesta terça-feira (29) como novo capitão do clube basco, tornando-se o primeiro jogador negro a ocupar o posto na história da equipe. Nascido em Bilbao e filho de pais ganeses, Iñaki está há dez temporadas no time principal e é um dos símbolos da luta contra o racismo no futebol espanhol.

Em entrevista coletiva, o jogador falou sobre o significado da conquista: "Significa muito. Parece casualidade que meus pais me tiveram em Bilbao, há 31 anos. O destino é o destino. Se não fosse por eles, não estaria aqui, nem Nico (irmão). Temos sorte por poder representar muita gente que vem de fora para ganhar aqui o pão de cada dia, e ser uma das referências no País Basco e na Espanha, é importante para nós."

Militante contra o preconceito racial, Iñaki também comentou o cenário político e social do país: "Parece que está na moda a ultra direita. E bom, nós, que temos voz, tentaremos seguir trabalhando, seguir calando bocas, e seguir derrubando barreiras."

Formado nas categorias de base do próprio Athletic, Iñaki Williams estreou como profissional em 2014 e soma 471 partidas e 111 gols pelo clube — sendo 11 marcados na última temporada. Ao longo da carreira, o atacante já foi alvo de diversos casos de racismo no futebol espanhol. Seu protagonismo dentro e fora de campo reforça sua importância não só para o clube, mas também para a representatividade no esporte europeu.