Atlético-MG é punido pelo STJD por briga de torcida na final da Copa do Brasil

O clube mineiro recebeu uma punição na justiça desportiva devido à confusão na decisão da Copa do Brasil contra o Flamengo, na final de 2014.

Publicado em 28 de novembro de 2024 às 14:27

Atlético-MG é punido pelo STJD por briga de torcida na final da Copa do Brasil
Atlético-MG é punido pelo STJD por briga de torcida na final da Copa do Brasil Crédito: Reprodução/Atlético-MG

O Atlético Mineiro recebeu uma punição do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) que resultou na perda de seis mandos de campo, além de ser obrigado a jogar com portões fechados ou com a presença limitada de espectadores. A penalidade foi aplicada devido à confusão causada pela torcida do time no segundo jogo da final da Copa do Brasil contra o Flamengo, realizado na Arena MRV.

O veredito da 5ª Comissão Disciplinar do STJD, divulgado nesta quarta-feira, 27, determinou uma penalidade de três partidas com portões fechados, sendo dois deles já realizados, e três com a entrada permitida apenas para mulheres, crianças, adolescentes com até 16 anos, idosos e pessoas com deficiência.

"A decisão é passível de recurso e o clube apresentará recurso", afirmou o Atlético Mineiro em comunicado.

De acordo com a Procuradoria de Justiça Desportiva, o clube foi acusado de "não adotar medidas adequadas para evitar e reprimir distúrbios em sua área esportiva, invasão ao campo de jogo e arremesso de objetos no campo".

O Ministério Público mencionou ataques com bombas, invasões de campo e uso de laser contra o goleiro Augustin Rossi, do Flamengo. A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) instaurou um inquérito para investigar o delito. Dois outros objetos foram lançados perto do atleta Gonzalo Plata, responsável pelo gol da vitória por 1 a 0.

Segundo a Procuradoria, o fotógrafo Nuremberg Maria José foi atingido por uma bomba, sofrendo fraturas e ruptura de tendões.

No dia seguinte ao jogo, em 12 de novembro, dois dias depois, o STJD já havia determinado o fechamento da Arena MRV, obrigando o clube a mandar seus jogos como mandante em outro estádio e com estádio fechado.

O alvinegro de Minas Gerais realizou os jogos contra Botafogo, pela 34ª rodada, e Juventude, pela 36ª rodada, no estádio Independência, na capital mineira.

O Atlético Mineiro comunicou que já identificou parte dos transgressores, que serão penalizados "de maneira severa" pelo clube. De acordo com a administração, a Polícia Militar conduziu 16 torcedores, dos quais 12 foram detidos por incitar tumulto, ameaçar e cometer injúria racial

Após vencer o primeiro jogo por 3 a 1, no Maracanã, o rubro-negro triunfou novamente por 1 a 0, no estádio do adversário, e conquistou o título da Copa do Brasil de 2024.