Basquete: Seleção Brasileira é convocada para eliminatórias da Copa do Catar

Alguns nomes importantes também desfalcam a seleção

Publicado em 17 de novembro de 2025 às 16:06

Primeiro jogo do Brasil é no dia 27 de novembro
Primeiro jogo do Brasil é no dia 27 de novembro Crédito: CBB / X

A seleção brasileira masculina, comandada por Aleksandar Petrovic, começa sua caminhada rumo ao Mundial enfrentando o Chile em dois confrontos decisivos: o primeiro no dia 27 de novembro, fora de casa, e o segundo no dia 30 de novembro, no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo. Será a estreia do Brasil na competição que definirá as vagas para a Copa do Mundo.

Petrovic destacou que acompanhou diversas competições recentes — como Global Jam, Jogos Universitários e Solidarity Cup — para montar a lista atual. “Os jogadores que estavam atuando em alto nível estão convocados para este primeiro desafio em busca de uma vaga na Copa do Mundo do Catar”, afirmou. Ele também ressaltou que atletas como Yago, Márcio e Gui Santos seguem no radar, mas ficaram fora por estarem envolvidos em Euroliga e NBA.

Alguns nomes importantes também desfalcam a seleção: Bruno Caboclo segue em recuperação de cirurgia na coluna, enquanto Benite, Tim Soares e Didi foram poupados para evitar desgaste e longas viagens.

Convocação

• Armadores: Alexey (Flamengo), Caio Pacheco (Basket Coruña-ESP) e Georginho (SESI Franca)
• Ala-armadores: Reynan (Capitanes-MÉX), Gui Deodato (Flamengo) e Zu Júnior (SESI Franca)
• Alas: Léo Meindl (Burgos-ESP) e Pedro Pastré (Pinheiros)
• Ala-pivôs: Lucas Dias (SESI Franca), Nathan Mariano (Valley Suns-EUA) e Mathias Alessanco (OTE-EUA)
• Pivôs: Brunão (Caixa Brasília) e Wini Braga (KTO Minas)

Jogos da primeira fase

27/11/2025 – Chile x Brasil
30/11/2025 – Brasil x Chile
27/02/2026 – Brasil x Venezuela
02/03/2026 – Brasil x Colômbia
02/07/2026 – Venezuela x Brasil
05/07/2026 – Colômbia x Brasil