Beatriz Souza supera número 1 do mundo e garante medalha no judô

A brasileira superou a francesa Romane Dicko e assegurou mais uma medalha para o Brasil.

Publicado em 2 de agosto de 2024 às 12:10

Bia garante o ouro ou a prata para o Brasil - 
Bia garante o ouro ou a prata para o Brasil -  Crédito: Alexandre Loureiro/COB

Beatriz Souza, também conhecida como Bia, fez história ao garantir sua vaga na final da categoria acima dos 78 quilos no judô durante os Jogos Olímpicos de Paris-2024. Em um combate marcado pela intensa pressão da Arena Champ-de-Mars, com 8.000 espectadores, a brasileira superou a francesa Romane Dicko e assegurou mais uma medalha para o Brasil.

No confronto realizado nesta sexta-feira, 2, Beatriz Souza demonstrou uma performance sólida e resistente. Apesar de receber uma punição inicial aos 29 segundos por impedir a luta, a atleta manteve o foco e não deixou a pressão afetar seu desempenho. Aos 2 minutos e 2 segundos, Romane Dicko recebeu um shido por falta de combatividade, equilibrando o duelo.

O combate foi intenso e equilibrado, com Beatriz conseguindo implementar uma pegada eficaz. Aos 37 segundos do golden score, a judoca brasileira, que ocupa a 6ª posição no ranking mundial, aplicou um Kesa-gatame e imobilizou Dicko, garantindo a vitória.

Com essa vitória, Beatriz Souza conquistou a 27ª medalha do judô brasileiro em Jogos Olímpicos, e a terceira em Paris-2024. Desde Los Angeles-1984, o judô tem sido uma constante fonte de condecorações olímpicas para o Brasil, mantendo a tradição do esporte nas maiores competições internacionais.

Na final, Beatriz Souza enfrentará Raz Hershko, de Israel, a número 2 do mundo na categoria. Hershko tem uma impressionante trajetória com três bronzes em mundiais, além de uma medalha de bronze em Tóquio-2020 na disputa por equipes, e seis títulos do circuito mundial. A final promete ser um confronto emocionante, com a brasileira em busca de adicionar mais um capítulo de sucesso à história do judô nacional.