Belém pode sediar amistoso de despedida da Seleção Brasileira antes da Copa do Mundo

Federação Paraense de Futebol propõe o Mangueirão como palco do último jogo da Seleção no Brasil antes do embarque para o Mundial de 2026.

Publicado em 30 de dezembro de 2025 às 09:41

Brasil pode voltar a jogar no Mangueirão - 
Brasil pode voltar a jogar no Mangueirão -  Crédito: Vítor Silva/CBF

Belém pode voltar a receber a Seleção Brasileira em um momento simbólico do ciclo rumo à Copa do Mundo de 2026. A Federação Paraense de Futebol (FPF) formalizou junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a sugestão para que o Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, seja o local do amistoso de despedida da equipe antes da viagem para o Mundial, que será disputado nos Estados Unidos, México e Canadá, em junho.

A proposta foi apresentada recentemente à CBF por meio de um ofício detalhado, no qual a entidade paraense defende a capital como sede do último compromisso da Seleção em território nacional. Entre os principais argumentos está o compromisso do Governo do Estado com a substituição do gramado do Mangueirão. O novo piso seria da variedade tahoma, o mesmo utilizado nas arenas que receberão jogos da Copa do Mundo na América do Norte.

Outro ponto destacado pela FPF é a logística favorável. Belém é considerada estrategicamente bem localizada, por estar mais próxima dos Estados Unidos do que outras capitais brasileiras que também contam com estádios aptos a receber partidas da Seleção Brasileira. A estrutura do Mangueirão e a capacidade de operação da cidade também foram ressaltadas no documento encaminhado à entidade máxima do futebol nacional.

A capital paraense tem histórico recente com a Seleção. Em setembro de 2023, Belém foi escolhida pela CBF para a estreia do Brasil nas Eliminatórias Sul-Americanas, ainda sob o comando do técnico Fernando Diniz. Na ocasião, a equipe venceu a Bolívia por 5 a 1 diante de grande público no Mangueirão.

Apesar do interesse de Belém, o Rio de Janeiro também aparece como concorrente. A preparação da Seleção para a Copa terá início em maio, na Granja Comary, em Teresópolis, o que pode pesar na escolha por um local mais próximo do centro de treinamentos.

Até o momento, a CBF não definiu datas nem adversários para o amistoso de despedida. Antes disso, a Seleção Brasileira tem dois compromissos marcados para março, quando enfrenta França e Croácia, em jogos realizados em Boston e Orlando, nos Estados Unidos.

Há ainda a expectativa de que a equipe comandada por Carlo Ancelotti realize mais uma partida preparatória em solo norte-americano, possivelmente contra a Noruega, antes da estreia oficial na Copa do Mundo. O primeiro jogo do Brasil no torneio está previsto para o dia 13 de junho, contra o Marrocos, em Nova Jersey.