Belém recebe Meeting Paralímpico Loterias Caixa com provas de atletismo, natação e bocha

Evento do Comitê Paralímpico Brasileiro reunirá 141 atletas no Mangueirão e na Tuna Luso, com seletivas para Paralimpíadas Escolares, Universitárias e Intercentros.

Publicado em 29 de julho de 2025 às 07:50

Evento acontece neste sábado (2) - 
Evento acontece neste sábado (2) -  Crédito: Thiago Gomes/CPB

Belém recebe neste sábado (2) mais uma etapa do Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2025, evento promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A capital paraense será palco de provas em três modalidades: atletismo, natação e bocha, com a participação de 141 atletas, entre talentos em formação e nomes do alto rendimento.

As competições serão divididas entre dois locais: o Estádio Mangueirão, que receberá 104 atletas do atletismo, e a sede da Tuna Luso Brasileira, que sediará as provas de natação (com 24 nadadores) e bocha (com 13 competidores).

Além das disputas de elite, a programação inclui seletivas estaduais para três grandes competições voltadas ao desenvolvimento do paradesporto: as Paralimpíadas Escolares, as Paralimpíadas Universitárias e o Intercentros, voltado para crianças de 7 a 10 anos integrantes do projeto Centros de Referência do CPB.

Criado em 2021, o Meeting Paralímpico tem como objetivo fomentar o esporte paralímpico em todas as regiões do país, revelando novos talentos e promovendo a inclusão por meio do esporte. Entre abril e agosto de 2025, o evento passará pelos 26 estados brasileiros e pelo Distrito Federal.

Belém é uma das últimas cidades a receber a edição 2025, que já passou por capitais como Porto Alegre, Florianópolis, Cuiabá, Salvador, Manaus, Rio de Janeiro, Fortaleza, entre outras.