Belém recebe Mundial de Clubes de vôlei masculino no Mangueirinho

Competição começa nesta terça-feira (16) com oito equipes e reúne campeões continentais até o próximo domingo (21).

Publicado em 16 de dezembro de 2025 às 07:34

Ginásio do Mangueirinho é o palco do Mundial - 
Ginásio do Mangueirinho é o palco do Mundial -  Crédito: Divulgação

O Brasil volta a ser palco do Mundial de Clubes masculino de vôlei pela décima vez, mas com uma novidade histórica: pela primeira vez, a competição será disputada na Região Norte. Belém recebe as principais equipes do planeta a partir desta terça-feira (16), com a grande final marcada para o domingo (21), consolidando a capital paraense no circuito internacional da modalidade.

O torneio reúne oito clubes, divididos em dois grupos de quatro. Estão na disputa quatro campeões continentais — Cruzeiro (Brasil), Perugia (Itália), Osaka (Japão) e Asswehly —, além de três vice-campeões — Praia Clube (Brasil), Zawiercie (Polônia) e Al-Rayyan — e o Campinas, que participa como equipe representante do país-sede.

Entre os destaques, o Cruzeiro é o único clube brasileiro que já conquistou o Mundial de Clubes e divide com o Trentino, da Itália, o posto de maior campeão da história, com cinco títulos. O Perugia, que soma duas conquistas, também chega a Belém como um dos favoritos na edição de 2025.

A fase de grupos será disputada entre terça (16) e quinta-feira (18), com jogos ao longo do dia. As partidas decisivas ocorrem no fim de semana, definindo os finalistas e o campeão do torneio.

Jogos do Grupo A

16/12 (terça-feira)
10h – Cruzeiro x Osaka
13h – Perugia x Asswehly

17/12 (quarta-feira)
10h – Cruzeiro x Asswehly
13h – Perugia x Osaka

18/12 (quinta-feira)
10h – Cruzeiro x Perugia
13h – Asswehly x Osaka

Jogos do Grupo B

16/12 (terça-feira)
17h – Al-Rayyan x Praia Clube
20h30 – Campinas x Zawiercie

17/12 (quarta-feira)
17h – Al-Rayyan x Zawiercie
20h30 – Campinas x Praia Clube

18/12 (quinta-feira)
17h – Praia Clube x Zawiercie
20h30 – Campinas x Al-Rayyan

Com a realização do Mundial em Belém, a competição amplia sua presença no território brasileiro e reforça o protagonismo da cidade no calendário esportivo internacional, além de aproximar o público do Norte de um dos principais eventos do vôlei mundial.