Bia Ferreira vai à semi e garante primeira vaga olímpica do boxe

Atual vice-campeã olímpica, Bia Ferreira conquistou a primeira vaga para Paris-2024 do boxe brasileiro. A bicampeã mundial derrotou a costarriquenha Pamela Sanchez por contagem interrompida dos pontos, nesta quarta-feira, 25, e garantiu vaga na semifinal da categoria até 60kg dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023,...

Publicado em 25 de outubro de 2023 às 16:40

Atual vice-campeã olímpica, Bia Ferreira conquistou a primeira vaga para Paris-2024 do boxe brasileiro. A bicampeã mundial derrotou a costarriquenha Pamela Sanchez por contagem interrompida dos pontos, nesta quarta-feira, 25, e garantiu vaga na semifinal da categoria até 60kg dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, indo à Olimpíada. De quebra, assegurou uma medalha, a sua segunda em Pans.

Confirmando seu favoritismo, Bia Ferreira atropelou sua adversária de quartas de final. Com uma postura intensa desde o início do combate, ela encaixou boas sequências de golpe e venceu em apenas 2min45s de luta. Com muita superioridade da brasileira sobre a adversária, o árbitro decidiu encerrar o combate ainda no primeiro roubo. Assim, ela saiu vitoriosa.

Esta foi a segunda vitória de Bia Ferreira no Pan de Santiago-2023. Como chegou na semifinal, a baiana garantiu um lugar no pódio do Pan e se classificou para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, uma vez que a competição continental distribui quatro vagas para a capital francesa em sua categoria. Com o lugar na semi, já tem um top-4 assegurado.

'Estou muito feliz e aliviada. Queria estar muito em Paris e agora estou tranquila. Essa é a primeira de muitas, porque a gente vai voltar com excesso de bagagem, com muitas medalhas e muita classificação. Confia! Mas o foco continua, quero buscar o bicampeonato aqui e vou lutar até o fim', falou Bia logo após a prova.

A bicampeã mundial e vice-campeã olímpica já garantiu uma medalha no Pan uma vez que não há disputa de terceiro lugar no boxe. Ela já havia medalhado em Lima-2019, conquistando um ouro na ocasião. Portanto, busca o bicampeonato da competição. A brasileira enfrentará a norte-americana Jajaira Gonzalez, campeã olímpica da juventude de 2014, na semifinal.