Bortoleto volta a Interlagos como piloto de F1 e tenta reagir após queda da Sauber

Brasileiro encerra jejum de oito anos sem representante no GP de casa e vê chuva como fator decisivo no retorno ao circuito paulistano.

Publicado em 7 de novembro de 2025 às 07:38

Bortoleto é o primeiro brasileiro a correr em Interlagos em oito anos - 
Bortoleto é o primeiro brasileiro a correr em Interlagos em oito anos -  Crédito: Divulgação/Sauber

Depois de três anos, Gabriel Bortoleto está de volta ao Autódromo de Interlagos — mas, pela primeira vez, como piloto de Fórmula 1. O retorno do paulista ao templo do automobilismo brasileiro encerra um jejum de oito anos sem representantes do país na categoria no GP do Brasil. Agora na Sauber, o jovem busca um desempenho mais competitivo após a queda de rendimento da equipe nas últimas etapas.

A previsão de chuva para sexta-feira (treinos) e sábado (classificação) pode ser determinante. Bortoleto acredita que andar na pista molhada antes do qualifying será essencial para evitar erros num cenário de pouco tempo de adaptação.

"Toda hora muda. Aqui no Brasil a gente sabe que não tem muito como prever o tempo. Se chover, pelo menos o ideal seria ter uma sessão antes da classificação em que eu consiga treinar… No final das contas, o que acontecer, aconteceu. Vamos para cima", afirmou o piloto.

Apesar da pouca experiência no Autódromo José Carlos Pace, Bortoleto conhece mais o circuito do que os novatos Andrea Kimi Antonelli (Mercedes) e Isack Hadjar (RB). Oliver Bearman (Haas) e Franco Colapinto (Alpine), porém, já correram em Interlagos no ano passado.

Enquanto Antonelli e Bearman vêm pontuando com constância, Bortoleto e seu companheiro Nico Hulkenberg enfrentam dificuldades. Após o pódio do alemão em Silverstone, a Sauber só pontuou em três das últimas seis corridas. Bortoleto, que chegou a ocupar o 16º lugar no campeonato, caiu para 19º. A equipe suíça, que era sexta no Mundial de Construtores, agora aparece como vice-lanterna.

O último bom sinal de performance da equipe foi no GP da Itália, quando o brasileiro terminou em oitavo, mesmo após um erro nos boxes durante disputa com Fernando Alonso. Depois, um problema mecânico na largada na Holanda e uma falha de estratégia tiraram suas chances de pontuar. No Azerbaijão, terminou em 11º, atribuindo o resultado às limitações do carro.

A quatro etapas do fim da temporada, Bortoleto tenta recuperar o ritmo que exibiu no início do campeonato — fase que rendeu elogios e até rumores de interesse de equipes de ponta. O GP de Interlagos pode ser o cenário ideal para a retomada.