Brasil é cabeça de chave na Copa do Mundo de 2026 após subir no ranking da Fifa

Com a atualização da entidade, nove seleções lideram os potes principais; sorteio dos grupos será em 5 de dezembro, em Washington.

Publicado em 20 de novembro de 2025 às 12:42

Brasil está classificado para Copa do Mundo de 2026 - 
Brasil está classificado para Copa do Mundo de 2026 -  Crédito: Rafael Ribeiro/CBF

O Brasil está confirmado como cabeça de chave na Copa do Mundo de 2026. A Fifa divulgou nesta terça-feira (19) a atualização do ranking mundial, que recolocou a seleção brasileira na 5ª colocação. Com isso, o país integra o grupo de nove equipes que liderarão os potes da próxima edição do Mundial.

Além do Brasil, também serão cabeças de chave Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha — as nove primeiras colocadas do ranking. Os países-sede Canadá, Estados Unidos e México já estavam garantidos como líderes de grupo desde o anúncio da competição.

A Copa de 2026 será a maior da história, com 48 seleções divididas em 12 grupos de quatro equipes. Até 2022, o modelo contava com 32 participantes em oito grupos.

O Mundial já tem 42 países classificados. Restam seis vagas: quatro serão definidas pelas Eliminatórias da Europa, enquanto outras duas virão da repescagem mundial, disputada de 23 a 31 de março entre Iraque, República Democrática do Congo, Jamaica, Suriname, Bolívia e Nova Caledônia. Os jogos ocorrerão no México, nos estádios de Guadalajara e Monterrey — que também sediarão partidas da Copa.

Os potes do sorteio também seguem o ranking da Fifa. No primeiro, estarão os três anfitriões e as nove seleções mais bem posicionadas. Os potes 2, 3 e 4 repetem a lógica classificatória. A princípio, as equipes vindas das repescagens ficariam no pote 4, como em edições anteriores, mas a Fifa ainda avalia ajustes para encaixá-las de acordo com o ranking.

O sorteio da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026 será realizado em 5 de dezembro, no Kennedy Center, em Washington D.C., às 14h (horário de Brasília). A data foi confirmada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante coletiva na Casa Branca.

A partida de abertura está marcada para 11 de junho, no Estádio Azteca, na Cidade do México, enquanto a final acontecerá em 19 de julho, no MetLife Stadium, em Nova Jersey.