Brasil estreia no Mundial de Atletismo com estrelas em busca de pódio em Tóquio

Delegação nacional aposta em Alison dos Santos, Caio Bonfim e Luiz Maurício da Silva para brilhar na competição que reúne os melhores do mundo até 21 de setembro.

Publicado em 11 de setembro de 2025 às 14:59

Brasil estreia no Mundial de Atletismo com estrelas em busca de pódio em Tóquio
Brasil estreia no Mundial de Atletismo com estrelas em busca de pódio em Tóquio Crédito: Reprodução/Redes Sociais

O atletismo brasileiro entra em cena nesta sexta-feira (12), no 20º Campeonato Mundial, realizado em Tóquio, levando à pista e às ruas uma mescla de juventude e experiência. A delegação, formada por mais de 40 competidores, tem em três nomes as maiores expectativas de medalha: Alison dos Santos, nos 400 metros com barreiras, Caio Bonfim, na marcha atlética, e Luiz Maurício da Silva, no lançamento do dardo. O torneio será transmitido pelo SporTV e pela Cazé TV até o dia 21 de setembro.

Alison dos Santos mira novo ouro nos 400 m com barreiras

Aos 25 anos, Alison dos Santos, o “Piu”, chega ao Japão com a missão de repetir o feito de 2022, quando se tornou campeão mundial. Dono da terceira melhor marca do ano (46s65), ele tem como principais rivais o norueguês Karsten Warholm, recordista mundial (45s94), e o norte-americano Rai Benjamin, atual campeão olímpico. A rivalidade entre os três tem sido apontada como uma das mais acirradas do atletismo recente.

As eliminatórias da prova estão marcadas para 15 de setembro, as semifinais para o dia 17, e a final acontece em 19 de setembro, às 6h15 (horário de Brasília).

Caio Bonfim mantém tradição da marcha atlética

Vindo da conquista da prata olímpica em Paris 2024, Caio Bonfim chega embalado ao Mundial. Nos 20 km, já registrou em 2025 o tempo de 1h17min37, a sexta melhor marca da temporada. O desafio, no entanto, será superar a força dos japoneses Toshikazu Yamanishi, atual recordista mundial, e Satoshi Maruo, além dos chineses Zhaozhao Wang e Lihong Cui.

Caio também disputará os 35 km, prova de abertura do programa de rua em Tóquio, onde promete novamente incomodar favoritos como o canadense Evan Dunfee, líder do ranking mundial.

Luiz Maurício entra para a elite do dardo

O mineiro Luiz Maurício da Silva, de 25 anos, é uma das grandes revelações do atletismo nacional em 2025. Em agosto, lançou o dardo a impressionantes 91,00 metros, quebrando o recorde sul-americano e alcançando o segundo melhor resultado mundial do ano, atrás apenas do alemão Julian Weber (91,51 m).

Na disputa pelo pódio, terá pela frente nomes consagrados como o indiano Neeraj Chopra, atual campeão mundial e olímpico, o paquistanês Arshad Nadeem e o granadino Anderson Peters. As eliminatórias acontecem em 17 de setembro, enquanto a final está marcada para a madrugada do dia 18.

Outros brasileiros em ação

Além dos destaques individuais, a equipe verde e amarela conta com finalistas olímpicos, recordistas sul-americanos e jovens promessas em diversas provas. Ainda que Alison, Caio e Luiz Maurício concentrem as maiores chances de medalha, a expectativa é de que o Brasil amplie sua presença entre os finalistas, consolidando a evolução do país no cenário internacional do atletismo.