Brasil leva virada e perde para o Japão pela primeira vez na história

Seleção abriu 2 a 0, mas falhas defensivas e atuação ruim de Fabrício Bruno resultaram em derrota por 3 a 2 em Tóquio.

Publicado em 14 de outubro de 2025 às 09:43

Brasil perdeu a segunda partida sob comando do técnico Carlo Ancelotti - 
Brasil perdeu a segunda partida sob comando do técnico Carlo Ancelotti -  Crédito: Rafael Ribeiro/CBF

A Seleção Brasileira sofreu uma virada histórica nesta terça-feira (14) e perdeu por 3 a 2 para o Japão, em amistoso disputado no Ajinomoto Stadium, em Tóquio. Foi a primeira derrota do Brasil para os japoneses na história dos confrontos entre as seleções.

O time comandado por Carlo Ancelotti chegou a abrir 2 a 0, com gols de Paulo Henrique e Gabriel Martinelli, ainda no primeiro tempo. No entanto, uma série de erros defensivos, principalmente do zagueiro Fabrício Bruno, permitiu a virada japonesa, com gols de Minamino, Nakamura e Ueda.

Com o time bastante modificado em relação à goleada sobre a Coreia do Sul, Ancelotti promoveu oito mudanças no Brasil. Apenas Casemiro, Bruno Guimarães e Vini Jr foram mantidos entre os titulares.

O Brasil começou bem, trocando passes e dominando a posse de bola. Aos 26 minutos, Paulo Henrique marcou seu primeiro gol pela Seleção após belo passe de Bruno Guimarães. Cinco minutos depois, Martinelli ampliou após assistência de Lucas Paquetá.

Na etapa final, porém, o cenário mudou completamente. Aos seis minutos, Fabrício Bruno errou na saída de bola e Minamino descontou. Pouco depois, um novo lance infeliz do zagueiro resultou no empate, após chute cruzado de Nakamura. A virada veio aos 25 minutos, quando Ueda aproveitou escanteio e, livre de marcação, cabeceou para o fundo das redes.

O Brasil tentou reagir, mas esbarrou na boa marcação japonesa e na falta de organização. Após a derrota, a equipe volta a campo em novembro, na última Data Fifa do ano, para dois amistosos na Europa, contra Senegal e Tunísia.