Brasil vence os EUA e conquista bicampeonato do Globl Jam de basquete sub-23

Seleção comandada por Helinho Garcia supera a tradicional Georgetown na final, tem Gabriel Landeira eleito MVP e celebra o segundo título do torneio em Toronto.

Publicado em 18 de agosto de 2025 às 08:23

Brasil venceu os EUA por 77 a 73 - 
Brasil venceu os EUA por 77 a 73 -  Crédito: Divulgação

O Brasil é bicampeão do Globl Jam de basquete masculino sub-23. A seleção brasileira derrotou os Estados Unidos por 77 a 73 na grande final disputada na noite deste domingo (17), em Toronto, no Canadá. O resultado consagrou a equipe dirigida pelo técnico Helinho Garcia, que já havia conquistado o troféu em 2022, confirmando a força da nova geração do basquete nacional.

Na decisão, o adversário foi a tradicional Universidade de Georgetown, que representou os Estados Unidos na competição. Apesar da força física e do histórico do basquete norte-americano, a equipe verde-amarela mostrou maturidade nos momentos decisivos e conseguiu a virada a partir do segundo quarto, em um duelo equilibrado do início ao fim. A seleção brasileira foi para o intervalo atrás no placar (44 a 43), mas assumiu a dianteira no terceiro período e conseguiu administrar a vantagem até o final.

Entre os destaques brasileiros, o ala-armador Gabriel Landeira, do Paulistano, foi eleito o MVP do torneio, após atuações consistentes em todos os jogos. Na final, ele anotou 13 pontos e distribuiu oito assistências, sendo fundamental na criação ofensiva. O ala Pedro Pastre foi o cestinha do Brasil na decisão, com 16 pontos, além de três rebotes e três assistências. Já Lucas Atauri também brilhou, contribuindo com 14 pontos e sete rebotes. Os paraenses João Gluck Paul e Wini Braga também integraram o elenco campeão.

O desempenho coletivo foi determinante para o título. O Brasil teve ampla vantagem nas bolas de três, convertendo 14 em 29 tentativas (48%), contra apenas oito em 26 dos norte-americanos (30%). Já nos arremessos de dois pontos, os Estados Unidos foram superiores, mas os lances livres acabaram decidindo: 11 pontos para a seleção brasileira contra sete do rival.

Na campanha até o título, o Brasil venceu Canadá (85 a 78) e Japão (78 a 52) na fase de grupos, mas perdeu justamente para os Estados Unidos no encerramento da primeira fase, por 76 a 74. O reencontro na final teve clima de revanche, e a seleção sub-23 mostrou força, equilíbrio e determinação para conquistar o bicampeonato do Globl Jam.