CBF reformula Copa Verde: Copa Norte e Copa Centro-Oeste decidem campeão em final única

Torneio terá 70 partidas, calendário fixo e garante no mínimo cinco jogos por equipe.

Publicado em 1 de outubro de 2025 às 11:50

Taça da Copa Verde - 
Taça da Copa Verde -  Crédito: CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta quarta-feira (1º) a reformulação da Copa Verde, que passará a ser disputada em duas etapas: a Copa Norte e a recém-criada Copa Centro-Oeste. Cada uma das competições terá um campeão, e os vencedores se enfrentarão na final única da Copa Verde, marcada para 7 de junho de 2026, quatro dias antes do início da Copa do Mundo.

O torneio terá 10 datas, com início em 25 de março. Cada Copa contará com 12 clubes divididos em dois grupos de seis na fase inicial. As duas melhores equipes de cada grupo avançam para as semifinais, que serão disputadas em jogos de ida e volta. As finais da Copa Norte e da Copa Centro-Oeste também serão disputadas em jogos de ida e volta, enquanto a decisão entre os vencedores será em partida única, garantindo emoção até o último minuto.

Com a reformulação, a competição passa de 30 para 70 partidas e garante que cada clube dispute no mínimo cinco jogos. Além disso, o torneio terá calendário fixo, diferente das edições anteriores, que variavam ao longo do ano.

A nova Copa Verde mantém os clássicos regionais, como Remo x Paysandu, já que os clubes continuam reunidos por região, preservando rivalidades históricas e ampliando a visibilidade do futebol das regiões Norte e Centro-Oeste.