Ceará vence clássico contra Fortaleza e afunda rival na zona de rebaixamento do Brasileirão

Com gol de Galeano, Vozão conquista vitória por 1 a 0, chega a 18 pontos e sobe na tabela; Leão segue com apenas 10.

Publicado em 14 de julho de 2025 às 07:25

Vozão aumentou a crise no rival - 
Vozão aumentou a crise no rival -  Crédito: Stephan Eilert/Ceará

O Ceará levou a melhor no Clássico-Rei e venceu o Fortaleza por 1 a 0 neste domingo (13), em jogo válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida foi disputada na Arena Castelão e teve o gol da vitória marcado por Galeano, aos 11 minutos do segundo tempo.

Com o resultado, o Vozão chegou aos 18 pontos e subiu posições na tabela da Série A. Já o Fortaleza segue em má fase: com apenas 10 pontos, o Leão do Pici permanece afundado na zona de rebaixamento, ocupando uma das últimas colocações da competição.

O primeiro tempo foi marcado por poucas emoções e escassez de jogadas criativas. O Ceará tentou explorar as jogadas aéreas com Pedro Raul, enquanto o Fortaleza investia nas ações pelo lado direito com Pochettino, mas sem sucesso. Os dois goleiros pouco trabalharam na etapa inicial, que terminou sem gols.

O Fortaleza ainda teve duas baixas importantes: João Ricardo, que sentiu antes mesmo da bola rolar, e Mancha, que deixou o campo com uma lesão no braço direito. Diogo Barbosa entrou em seu lugar.

No segundo tempo, as equipes voltaram com mais intensidade e começaram a chegar com mais frequência ao ataque. Aos 11 minutos, após erro na saída de bola de Kuscevic, Pedro Henrique recuperou e lançou na área. Pedro Raul tentou dominar, mas Galeano apareceu e finalizou para o fundo da rede, marcando o único gol da partida.

O Ceará ainda teve chances para ampliar, como a de Fernandinho, que ficou cara a cara com o goleiro Brenno, mas desperdiçou. No último lance, Lourenço também tentou marcar, mas parou em mais uma defesa do arqueiro tricolor.

Na próxima rodada, o Ceará volta a jogar no Castelão, na quarta-feira (16), às 19h30, contra o Corinthians. Já o Fortaleza tenta se recuperar no sábado (19), às 16h, em novo compromisso na Arena Castelão, desta vez diante do Bahia.