Chances de acesso do Remo despencam para 18,5% após derrota para o Avaí

Leão deixa o G4, precisa vencer o Goiás no Mangueirão e torcer por tropeços de Chapecoense e Criciúma na última rodada da Série B.

Publicado em 18 de novembro de 2025 às 10:46

Leão precisa vencer e torcer pela combinação de resultados - 
Leão precisa vencer e torcer pela combinação de resultados -  Crédito: Reprodução

A derrota dramática por 3 a 1 para o Avaí, no último sábado (15), derrubou o Remo do G4 justamente na reta final da Série B do Campeonato Brasileiro. Com 59 pontos, o Leão Azul caiu para a sexta colocação e agora está dois pontos atrás do Goiás, atual quarto colocado com 61.

O impacto do tropeço foi imediato nas projeções matemáticas. Segundo o projeto Probabilidade no Futebol, do Departamento de Matemática da UFMG, o Remo tinha 55,8% de chances de acesso ao fim da 37ª rodada. Após o revés em Florianópolis, essas chances despencaram para 18,5%.

A disputa pelas três vagas restantes na Série A de 2026 — já que o Coritiba garantiu o acesso — segue intensa. Cinco equipes seguem na briga:

  • Athletico-PR: 99,29%
  • Criciúma: 83,3%
  • Goiás: 63%
  • Chapecoense: 36%
  • Remo: 18,5%

De acordo com o estudo da UFMG, a pontuação considerada “segura” para o acesso nesta reta final seria de 63 pontos. Com 62, a probabilidade já alcança cerca de 73%.

Restando apenas uma rodada, o Remo precisa de um cenário perfeito: vencer o Goiás no Mangueirão e torcer para que Chapecoense e Criciúma percam seus confrontos.

O duelo decisivo está marcado para domingo (23), às 16h30, no Estádio Mangueirão, e deve atrair grande público em um clima de final para o clube azulino.