Com paraenses na disputa, Copa do Brasil tem aumento no número de vagas à Libertadores

Ainda não está definido em qual etapa da Liberta o vice-campeão entrará

Publicado em 11 de dezembro de 2025 às 14:56

A CBF e a Conmebol devem concluir essa discussão nos próximos dias
A CBF e a Conmebol devem concluir essa discussão nos próximos dias Crédito: Lucas Figueiredo/CBF

Uma mudança significativa no sistema de classificação para a Conmebol Libertadores foi definida nesta quinta-feira (11), durante o Conselho Técnico da Série A realizado na sede da CBF, no Rio de Janeiro. A partir da próxima edição, a Copa do Brasil passará a entregar duas vagas para o torneio continental: além do campeão, o vice-campeão também se classificará. A informação é do Estadão.

Em 2026, o Pará terá o número recorde do estado de participantes com seis no total: além de Remo e Paysandu, Águia de Marabá, Castanhal, Bragantino e Tuna Luso.

A alteração muda diretamente a distribuição de vagas do futebol brasileiro. Com a novidade, o Brasileirão — que atualmente classifica seis equipes — passará a ter cinco lugares destinados à Libertadores. Até hoje, os quatro primeiros colocados têm acesso direto à fase de grupos, enquanto quinto e sexto entram nas fases preliminares. O novo cenário reduz a margem para os times que brigam na parte de cima da tabela do Nacional e aumenta o peso da disputa pelo título da Copa do Brasil.

Ainda não está definido em qual etapa da Libertadores o vice-campeão entrará. A CBF e a Conmebol devem concluir essa discussão nos próximos dias, com a expectativa de que a decisão seja oficializada na publicação dos regulamentos da temporada seguinte. Por ora, nada muda para o torneio em andamento: apenas o campeão da Copa do Brasil 2025 assegurará vaga na Libertadores do próximo ano.