Cruzeiro anuncia a contratação de Gerson

Meia de 28 anos assina por quatro temporadas e chega à Raposa visando maior visibilidade e a Copa do Mundo de 2026.

Publicado em 10 de janeiro de 2026 às 12:52

Meia é o novo reforço do Cabuloso para 2026 - 
Meia é o novo reforço do Cabuloso para 2026 -  Crédito: Divulgação/Cruzeiro

O Cruzeiro anunciou no fim da manhã deste sábado a contratação do meia Gerson, de 28 anos, em um vídeo criativo inspirado no game GTA. O jogador assinou contrato por quatro temporadas com a Raposa, em uma negociação que envolve o pagamento de 27 milhões de euros (cerca de R$ 176 milhões) ao Zenit, da Rússia, além de mais três milhões de euros (aproximadamente R$ 18 milhões) em bônus por metas.

Gerson chegou a Belo Horizonte na sexta-feira, quando realizou exames médicos, assinou contrato e posou para as primeiras imagens com a camisa celeste. O meia utilizará o número 97 e deve iniciar os treinamentos com o elenco nos próximos dias. A estreia, no entanto, dependerá da publicação do nome do atleta no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF.

A decisão de retornar ao futebol brasileiro teve peso direto na ambição do jogador em ganhar maior visibilidade, mantendo vivo o sonho de disputar a Copa do Mundo de 2026. Mesmo com o técnico Carlo Ancelotti afirmando que seguiria acompanhando Gerson durante sua passagem pelo futebol russo, o meia não chegou a ser convocado no período.

O Cruzeiro vinha tentando a contratação desde o fim do ano passado. Inicialmente, o Zenit sinalizou que só negociaria o atleta por 40 milhões de euros. A primeira oferta da Raposa foi de 12 milhões de euros fixos, mais a inclusão do zagueiro Jonathan Jesus, avaliado em outros 12 milhões, proposta que foi recusada. Em uma segunda investida, o clube mineiro apresentou 25 milhões de euros sem envolver Jonathan, vetado pelo técnico Tite. Após contraproposta dos russos, o acordo foi fechado.

Gerson havia sido negociado pelo Flamengo com o Zenit no meio do ano, mas não conseguiu sequência na equipe russa, em parte por conta de lesões. Ao todo, disputou 12 partidas e marcou um gol antes de acertar o retorno ao futebol brasileiro.