De volta à F1, Pérez alfineta RBR por priorizar carro para Verstappen: 'Nada a provar'

Mexicano será piloto da nova equipe ao lado de Valtteri Bottas e afirma não ter nada a provar após anos turbulentos na Red Bull.

Publicado em 28 de agosto de 2025 às 12:22

Mexicano está de volta à F1 - 
Mexicano está de volta à F1 -  Crédito: Redes sociais

A Cadillac confirmou que contará com dois nomes experientes para estrear na Fórmula 1 em 2026: Sergio Pérez e Valtteri Bottas. Fora das pistas desde o fim de 2024, quando deixou a Red Bull, o mexicano retorna ao grid ressaltando que não tem “nada a provar” sobre sua queda de desempenho nos últimos anos.

Em entrevista à SkySports F1, Pérez destacou que a dificuldade enfrentada por seus sucessores, Liam Lawson e Yuki Tsunoda, reforça como é desafiador guiar ao lado de Max Verstappen.

“Não sinto que tenho algo a provar. O que aconteceu já mostrou as dificuldades. O carro é único, exige um estilo de pilotagem muito específico. Até consegui me adaptar por alguns anos, mas é difícil. Yuki e Liam marcaram poucos pontos e eles também são grandes pilotos”, declarou.

A trajetória de Pérez na Red Bull começou em 2021, após a vitória histórica no GP de Sakhir de 2020 com a então Racing Point (hoje Aston Martin). Na nova equipe, o mexicano conquistou cinco vitórias, 29 pódios, três poles e chegou ao vice-campeonato de 2023. No entanto, sua irregularidade em classificações e corridas acabou pesando, principalmente diante das comparações constantes com Verstappen.

Seu último ano em Milton Keynes foi o mais complicado: embora tenha iniciado com quatro pódios em cinco provas, encerrou a temporada apenas em 8º lugar no Mundial. Ainda em 2024, a Red Bull anunciou Liam Lawson como substituto, mas o neozelandês não conseguiu se firmar e foi rebaixado após apenas duas corridas em 2025. A aposta seguinte foi em Tsunoda, que também vem sofrendo com o carro, somando pontos apenas em três etapas, enquanto Verstappen ocupa o 3º lugar do campeonato.

Agora, Pérez inicia um novo capítulo em sua carreira, que começou em 2011 pela Sauber e teve passagens por McLaren e Force India antes do salto à Red Bull. Ao lado de Bottas, ele terá a missão de ajudar no desenvolvimento da Cadillac, que estreia na categoria já sob o novo regulamento de motores previsto para 2026.

A expectativa é de que a dupla traga estabilidade e experiência para acelerar a evolução da equipe norte-americana e colocá-la em condições competitivas no futuro da Fórmula 1.