Fernando Sarney convoca novas eleições na CBF após destituição de Ednaldo Rodrigues; saiba quando

Pleito acontece um dia antes da apresentação oficial de Carlo Ancelotti, no comando técnico da seleção.

Publicado em 16 de maio de 2025 às 16:44

Fernando Sarney convoca novas eleições na CBF após destituição de Ednaldo Rodrigues; saiba quando
Fernando Sarney convoca novas eleições na CBF após destituição de Ednaldo Rodrigues; saiba quando Crédito: Lívia Villas Boas / CBF/Divulgação

O interventor nomeado pela justiça para comandar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Fernando Sarney, convocou na tarde desta sexta-feira (16), as eleições para a presidência da entidade máxima do futebol brasileiro. O pleito está marcado para o próximo domingo (25), e definirá a nova gestão da CBF para o próximo quadriênio de 2025 a 2029.

A decisão de Sarney atende a uma determinação do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que na quinta-feira (15), ordenou a convocação das eleições "na maior brevidade possível", diante do impasse jurídico e político que paralisava a entidade. Menos de 24 horas após assumir como interventor, Sarney afirmou que tomaria a medida rapidamente após se inteirar sobre a atual situação da pasta. 

"Depois que sentar a bunda na cadeira um ou dois dias, eu convoco", disse. A convocação veio ainda mais rápido.

O edital da eleição será publicado neste sábado (17), e o prazo para o registro das chapas começa no domingo (18), encerrando-se na terça-feira (20). Estarão em disputa os cargos de presidente da CBF, oito vice-presidentes, além de três membros efetivos e três suplentes do Conselho Fiscal.

A Assembleia Geral da CBF será composta por presidentes das 27 federações estaduais (com peso 3 no voto), dirigentes dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro (peso 2) e dos 20 clubes da Série B (peso 1).

A data do pleito chama atenção por coincidir com um momento simbólico para a Seleção Brasileira: acontece exatamente um dia antes da esperada apresentação oficial e da primeira convocação de Carlo Ancelotti como novo técnico da equipe masculina.

A eleição promete agitar os bastidores da principal entidade do futebol brasileiro e pode marcar uma nova fase administrativa em meio a uma das maiores crises institucionais da história da CBF.