FIA divulga nova simulação e antecipa mudanças no carro da Fórmula 1 de 2026

Vídeo em Mônaco destaca dimensões menores, aerodinâmica ativa e foco em sustentabilidade com novos motores e combustíveis

Publicado em 19 de dezembro de 2025 às 18:52

Conceito do novo carro -
Conceito do novo carro - Crédito: Divulgação/FIA

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) apresentou mais uma prévia de como será o carro da Fórmula 1 a partir de 2026, temporada marcada pela entrada em vigor de um amplo pacote de mudanças técnicas. Em uma simulação divulgada nas redes sociais, o modelo virtual aparece completando uma volta pelas ruas de Mônaco, permitindo observar conceitos que devem definir a próxima geração de monopostos.

As imagens já evidenciam diferenças importantes em relação aos carros atuais. O projeto prevê um veículo mais estreito e compacto, além de uma traseira com desenho simplificado. Um dos elementos que deixam de existir é a chamada beam wing, pequena asa localizada abaixo da asa traseira principal, retirada do regulamento para a nova era da categoria.

Outro detalhe perceptível no vídeo é o comportamento do carro sobre o asfalto, com oscilações frequentes, especialmente nas curvas do circuito monegasco. Ainda assim, a FIA destaca que se trata apenas de uma simulação em ambiente virtual, sem confirmação de que esse efeito será reproduzido nos carros reais.

Os conceitos centrais do regulamento de 2026 já haviam sido apresentados anteriormente. A proposta é tornar os monopostos mais leves, ágeis e eficientes, além de alterar a forma como as ultrapassagens acontecem. O tradicional sistema de redução de arrasto (DRS) foi eliminado e substituído por um novo conjunto de ajustes aerodinâmicos, que permitirá aos pilotos modificar asas dianteira e traseira durante a volta, em um recurso chamado de aerodinâmica ativa. Para facilitar disputas por posição, também será introduzido um botão específico de ultrapassagem.

A sustentabilidade é outro pilar do novo projeto. Os motores passarão a ter divisão equilibrada entre energia elétrica e combustão interna, enquanto os combustíveis utilizados serão 100% sustentáveis. A gestão da energia ganhará papel ainda mais estratégico, com diferentes formas de recarga da bateria, como frenagens, aproveitamento da energia nas curvas e momentos de desaceleração.

Na última quarta-feira, FIA e Fórmula 1 já haviam divulgado imagens detalhadas do modelo de 2026 e apresentado uma atualização na terminologia técnica da categoria. Alguns sistemas foram rebatizados, incluindo os modos de impulso e de recarga, reforçando a ideia de que, a partir de 2026, o desempenho dos carros dependerá ainda mais da interação entre piloto, engenheiros e tecnologia embarcada.

Fonte: ge.globo