Fifa define as datas e locais dos jogos do Brasil na Copa do Mundo feminina 2027

Capital paulista receberá dez partidas, incluindo um jogo da Seleção Brasileira; abertura e final estão marcadas para o Maracanã.

Publicado em 20 de agosto de 2026 às 10:52

Brasil faz a abertura do Mundial no Maracanã - 
Brasil faz a abertura do Mundial no Maracanã -  Crédito: Lívia Villas Boas/CBF

São Paulo será a cidade que receberá o maior número de partidas da Copa do Mundo Feminina de 2027, que será realizada pela primeira vez no Brasil. A Fifa divulgou nesta quinta-feira (20) o calendário da competição, que terá jogos em oito cidades brasileiras.

A capital paulista será palco de dez partidas, abrangendo diferentes fases do torneio. Entre elas está o segundo jogo da Seleção Brasileira na fase de grupos. A Neo Química Arena também receberá confrontos das oitavas de final, quartas de final e semifinal, além da disputa pelo terceiro lugar.

A cidade chegou a ser considerada para sediar a partida de abertura, mas o projeto não avançou. Para receber o primeiro jogo da competição, seria necessário ampliar a capacidade da Neo Química Arena, atualmente em torno de 48 mil espectadores.

A abertura e a final da Copa do Mundo Feminina de 2027 serão realizadas no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Caminho do Brasil

A Fifa já definiu o Brasil como cabeça de chave do Grupo A. Com isso, a Seleção já tem cidades definidas para os três compromissos da primeira fase, embora os adversários só sejam conhecidos após o sorteio dos grupos, previsto para dezembro.

O Brasil fará sua estreia no Maracanã, disputará a segunda rodada em São Paulo e encerrará a fase de grupos em Brasília.

Caso termine a primeira fase na liderança do grupo, a Seleção terá pela frente um caminho que inclui as oitavas de final em Fortaleza, as quartas em Belo Horizonte e uma eventual semifinal novamente em São Paulo.

Se avançar em segundo lugar, o roteiro muda: as oitavas seriam disputadas em Belo Horizonte, as quartas em Fortaleza e uma eventual semifinal no Rio de Janeiro.

A Copa do Mundo Feminina de 2027 começa em 24 de junho e termina em 25 de julho.

Mundial terá 32 seleções

A competição contará novamente com 32 seleções, mesmo número da edição de 2023, disputada na Austrália e na Nova Zelândia.

Das 14 vagas que ainda estão em disputa, sete serão definidas pelas Eliminatórias da Europa e quatro pela Concacaf. As três últimas classificadas sairão de uma repescagem intercontinental.

A repescagem terá uma fase preliminar entre 24 de novembro e 5 de dezembro. Taiwan, Uzbequistão, África do Sul, Gana, Equador e Papua Nova Guiné participarão dessa etapa.

As duas melhores equipes avançarão para a fase final, que será disputada entre 23 de fevereiro e 6 de março. Venezuela, duas seleções da Concacaf e uma representante da Uefa entrarão diretamente nessa segunda etapa, que definirá as três últimas vagas para o Mundial.