Gabriel Paulista rescinde com o Besiktas e abre conversas para defender o Corinthians

Livre no mercado após passagem pelo futebol turco, zagueiro de 35 anos negocia com o Timão, que tenta resolver pendências para voltar a contratar.

Publicado em 7 de janeiro de 2026 às 07:39

Defensor deve assinar com o Timão - 
Defensor deve assinar com o Timão -  Crédito: Divulgação/Besiktas

O zagueiro Gabriel Paulista rescindiu contrato com o Besiktas, da Turquia, nesta terça-feira, e iniciou conversas para realizar o sonho de atuar pelo Corinthians, clube pelo qual sempre declarou torcida. Aos 35 anos, o defensor passou a ficar disponível no mercado após a rescisão antecipada do vínculo, que originalmente iria até meados de 2027.

Embora a zaga não esteja entre as prioridades do planejamento alvinegro para a temporada de 2026, o perfil de Gabriel se encaixa no modelo buscado pela diretoria: atletas experientes, livres ou sem custo de aquisição. Ao longo dos últimos anos, o jogador manifestou publicamente o desejo de vestir a camisa do Timão, inclusive compartilhando imagens com o uniforme alvinegro em datas simbólicas, como o Natal. A antiga ligação contratual com o clube turco, no entanto, impedia avanços nas tratativas, cenário que agora mudou.

Para concretizar qualquer reforço, o Corinthians ainda precisa resolver pendências administrativas. O clube trabalha para encerrar as sanções impostas pela Fifa e pela CBF. Nesta terça-feira, a diretoria antecipou o pagamento de uma parcela de acordo junto à CNRD, passo importante para derrubar o transfer ban em âmbito nacional. Paralelamente, o Timão negocia a quitação de uma dívida superior a R$ 35 milhões com o Santos Laguna, referente à contratação do zagueiro Félix Torres.

O futuro de Félix, inclusive, é tratado com cautela no Parque São Jorge. O equatoriano perdeu espaço no elenco, teve poucas oportunidades na reta final da última temporada e pode ser negociado para aliviar a folha salarial e recuperar parte do investimento feito. Uma eventual saída dele, ou de outro defensor, é vista internamente como fundamental para abrir espaço à chegada de Gabriel Paulista.

Atualmente, o técnico Dorival Júnior conta com Gustavo Henrique, André Ramalho, Cacá, João Pedro Tchoca e Félix Torres para o setor defensivo. Em alguns momentos de 2025, o treinador chegou a improvisar jogadores como Raniele e Angileri na zaga, o que reforça a busca por alternativas.

Revelado pelo Vitória, Gabriel Paulista construiu grande parte da carreira no futebol europeu, com passagens por Villarreal, Valencia e Atlético de Madrid, na Espanha, além do Arsenal, na Inglaterra. Desde julho de 2024, defendia o Besiktas. Na temporada atual, disputou 17 partidas, sendo titular em 16 delas.