Há um ano Jacy Maranhão fazia o gol que deixava o Paysandu próximo do acesso à série B; assista

Atualmente, Jacy Maranhão é considerado pelos bicolores, um “herói” do acesso do Paysandu após fazer o gol que deixou o Papão mais próximo da Série B diante do Botafogo da Paraíba.

Publicado em 17 de setembro de 2024 às 16:36

Há um ano Jacy Maranhão fazia o gol que deixava o Paysandu próximo do acesso à série B
Há um ano Jacy Maranhão fazia o gol que deixava o Paysandu próximo do acesso à série B Crédito: Jorge Luís Totti/Paysandu

O dia 17 de setembro de 2023 ficou marcado na memória dos torcedores do Paysandu. Nesta data, o Papão enfrentou o Botafogo-PB pela terceira rodada do quadrangular da Série C daquele ano.

O confronto ocorreu no Estádio Mangueirão, em Belém, que recebeu um público de 49.777 pessoas, superando o recorde anterior da seleção brasileira, que havia levado 43.188 torcedores ao enfrentar a Bolívia pela primeira rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

Enquanto a torcida do Papão fazia sua parte nas arquibancadas — lotando o estádio, fazendo mosaicos e incentivando o time —, as duas equipes travaram um duelo equilibrado no primeiro tempo, que terminou sem gols. Apenas no segundo tempo o Paysandu começou a ser mais eficiente que a equipe paraibana, criando mais oportunidades de gol, mas a bola teimava em não entrar. O Botafogo-PB, por sua vez, começou a cair de rendimento diante da pressão dos bicolores.

Somente aos 54 minutos do segundo tempo, dentro dos 10 minutos de acréscimo dados pelo árbitro João Vitor Gobi, de 27 anos, surgiu a jogada que deixou o Paysandu mais próximo de marcar. Eltinho recebeu um passe de Vinícius Leite e tentou fazer um cruzamento rasteiro para a pequena área, mas o passe foi interceptado pela defesa do Belo, garantindo um escanteio para o Papão.

Na primeira cobrança de escanteio, Vinícius Leite tocou curto para o meia Ronaldo Mendes, que cruzou a bola para o atacante Mário Sérgio, mas ele desperdiçou a chance de abrir o placar ao cabecear para fora. Rapidamente, Ronaldo cobrou o novo escanteio, tocando para Vinícius Leite, que cruzou a bola na área. A jogada foi rápida, pegando o time paraibano de surpresa. Com a defesa desatenta, a bola encontrou o volante Jacy Maranhão, que subiu mais alto que todos e cabeceou para o fundo da rede, fazendo o Estádio Mangueirão tremer.

Assista:

Jacy Maranhão havia entrado na partida aos 34 minutos do segundo tempo, no lugar de João Vieira. O jogador chegou ao Papão em maio de 2023, emprestado pelo Cascavel-PR. Atualmente, o volante defende o Operário-PR, adversário do Paysandu na Série B de 2024. Recentemente, o jogador reencontrou a torcida bicolor durante o confronto entre Operário e Paysandu, na Curuzu, no dia 30 de junho, pela 13ª rodada da Série B.

A partida terminou empatada por 1 a 1, e o atleta foi aplaudido pela torcida bicolor durante o jogo.

Por: Jorge Mateus Palheta — Estagiário

Sob-supervisão: Thais Portela — Editora Chefa