Norris brilha na chuva e conquista a pole no GP de Las Vegas; Bortoleto larga em 18º

A intensidade da chuva trouxe consequências incomuns até mesmo para a Fórmula 1: foi a primeira vez no ano que os pneus de chuva extrema precisaram ser usados, após 21 etapas

Publicado em 22 de novembro de 2025 às 17:45

Líder do campeonato, Lando Norris larga na frente na corrida sprint
Líder do campeonato, Lando Norris larga na frente na corrida sprint Crédito: X / F1

Sob chuva e pista traiçoeira, Lando Norris garantiu a pole position do GP de Las Vegas na madrugada deste sábado (22). A chuva que atingiu o circuito minutos antes da classificação complicou a vida dos pilotos, exigindo cautela e adaptação constante. Mesmo assim, o britânico da McLaren encaixou uma volta decisiva — 1min47s934 — assumindo a ponta e desbancando Max Verstappen. Carlos Sainz completou o top 3. O brasileiro Gabriel Bortoleto largará em 18º.

A corrida será disputada às 1h da manhã deste domingo (horário de Brasília), em horário mais cedo do que nos anos anteriores.

Bortoleto entrou na pista ainda no início do Q1, usando pneus de chuva forte. Apesar de registrar uma sequência de voltas rápidas e chegar a figurar em 16º, o piloto não conseguiu escapar da zona de corte. Superado nas voltas finais pelos adversários, fechou o treino em 18º.

A intensidade da chuva trouxe consequências incomuns até mesmo para a Fórmula 1: foi a primeira vez no ano que os pneus de chuva extrema precisaram ser usados, após 21 etapas. Com o asfalto escorregadio, não faltaram erros, voltas deletadas por extrapolar os limites e até acidentes — Oliver Bearman e Alex Albon bateram no fim do Q1.

Com os compostos de faixa azul, a Aston Martin mostrou força e colocou seus dois pilotos entre os quatro primeiros no início da sessão. Lance Stroll chegou a disputar a liderança no Q2, mas acabou trocando cedo demais para os pneus intermediários e foi eliminado. George Russell seguiu competitivo, mas o domínio no momento decisivo ficou mesmo com a McLaren, que cresceu com os pneus intermediários e prevaleceu no Q3.