Pará cai na primeira fase da Série D pela terceria vez na história

Nesta temporada, Cametá e Águia não alcançaram a pontuação necessária para se classificarem ao mata-mata da Série D. Esta é a terceira vez na história da competição nacional que as equipes do Pará caem na primeira fase. 

Publicado em 22 de julho de 2024 às 15:19

Cametá brigou até a última rodada da primeira fase para avançar de fase.
Cametá brigou até a última rodada da primeira fase para avançar de fase. Crédito: Reprodução / Cametá

Com o fim da primeira fase da Série D de 2024, o Pará fica sem representantes para o restante da competição por conta do desempenho ruim de Cametá e Águia. Ambos foram eliminados no Grupo A2 deste ano. 

Mas este fato não é novidade. O primeiro “desastre” ocorreu na temporada de 2013 quando o Paragominas foi o único representante do Pará na competição.

A equipe do interior paraense estava no Grupo A1 juntamente com Nacional-AM, Plácido de Castro-AC, Náutico-RR e Genus-RO.

O Paragominas ficou na terceira colocação com 11 pontos, atrás de Nacional com 15 e Plácido de Castro com 13 pontos, ficando de fora da segunda fase daquele ano.

Em 2022, Castanhal e Tuna Luso não passaram da primeira fase. As duas equipes estavam no Grupo A2, juntamente com Moto Club-MA, Tocantinópolis-TO, Pacajus-CE, Juventude Samas-MA, Fluminense-PI e 4 de Julho.

O Castanhal terminou na sexta colocação com 17 pontos e a Tuna com 13 pontos na sétima posição do grupo.