Paysadu só perdeu uma vez para o Remo nos últimos 12 clássicos Re-Pa

Leão vive grande fase e sonha com o G4, enquanto Papão tenta reagir para escapar do rebaixamento.

Publicado em 13 de outubro de 2025 às 10:43

Papão e Leão se enfrentam no segundo turno da Série B - 
Papão e Leão se enfrentam no segundo turno da Série B -  Crédito: Jorge Luís Totti/Paysandu

Remo e Paysandu se enfrentam nesta terça-feira (14), às 19h30, no Estádio Mangueirão, em Belém, pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O clássico Re-Pa nº 780 promete fortes emoções e chega em momentos distintos para os dois maiores rivais do futebol paraense.

O Remo vive sua melhor fase na competição: são três vitórias consecutivas sob o comando do técnico Guto Ferreira, desempenho que recolocou o time na disputa direta pelo acesso. O Leão é o sétimo colocado, com 48 pontos, apenas dois a menos que o Criciúma, primeiro dentro do G4.

Do outro lado, o Paysandu atravessa uma fase difícil e tenta reencontrar o caminho das vitórias. O time não vence há dois jogos e ocupa a lanterna da Série B, com 26 pontos, dez atrás da Ferroviária, primeira equipe fora da zona de rebaixamento.

Apesar do bom momento azulino, o retrospecto recente é favorável ao rival. Nos últimos 12 clássicos, o Paysandu venceu seis, houve cinco empates e apenas uma vitória do Remo com bola rolando. O último triunfo azulino no tempo normal foi no jogo de ida da final do Campeonato Paraense de 2025, quando venceu por 3 a 2.

Na ocasião, o Papão devolveu o placar na volta (1 a 0), mas acabou perdendo o título nos pênaltis. Antes disso, o último triunfo do Remo havia ocorrido em março de 2023, pela Copa Verde, também por 1 a 0.

No primeiro turno da Série B, o Paysandu levou a melhor, vencendo por 1 a 0, com gol de Diogo Oliveira, em um cenário semelhante ao atual — o Leão brigando pelo G4 e o Papão tentando fugir do Z4. Agora, 19 rodadas depois, o clássico volta a colocar frente a frente duas equipes em situações opostas, mas separadas por uma rivalidade que sempre iguala as forças em campo.