Paysandu deve negociar renovação de Esli Garcia na próxima semana

O atleta está emprestado ao Papão, contudo, o Lobo possui a opção de compra ao término do acordo.

Publicado em 8 de novembro de 2024 às 13:32

Paysandu deve negociar renovação de Esli Garcia na próxima semana
Paysandu deve negociar renovação de Esli Garcia na próxima semana Crédito:  Jorge Luís Totti/Paysandu

Continua indefinida a situação do atacante venezuelano Esli García no Paysandu. O jogador, que se destaca pelo Papão nesta temporada, ainda não possui contrato com o clube para 2025. Contudo, a resolução do problema deve ocorrer a partir da próxima terça-feira, 12, após o jogo do Paysandu contra o Brusque-SC, referente à 36ª rodada da Série B.

O presidente do Paysandu, Maurício Ettinger, confirmou a informação. O presidente do Alviceleste declarou que as conversas sobre a extensão dos contratos dos atletas só ocorrerão após a partida contra o Brusque. A prioridade do clube é assegurar matematicamente a continuidade na Série B antes de prosseguir com as negociações.

Em relação a Esli García, o Paysandu busca oficializar a aquisição definitiva do jogador. O jogador de ataque está emprestado pelo Deportivo Táchira, da Venezuela, porém o Papão tem a opção — e a preferência — de adquiri-lo ao término do vínculo contratual. O Paysandu terá que desembolsar aproximadamente 300 mil euros para adquirir os direitos federativos de Esli.

Esli García ingressou no Papão no começo da temporada, proveniente do Deportivo Táchira, assinando um contrato inicial de quatro meses. Após excelentes desempenhos no Campeonato Paraense e na Copa Verde, o contrato foi prolongado até o término da Série B. Desde aquele momento, o atacante anotou 11 gols em 42 jogos.

Embora tenha se destacado, Esli não conseguiu se estabelecer como titular absoluto. As duas equipes técnicas que estiveram no clube este ano identificaram problemas ligados à preparação física, alegando que o atleta enfrenta dificuldades para cumprir os 90 minutos. Ademais, o atacante recebe críticas pela ausência de dedicação defensiva durante os jogos.

Essas questões provocaram um desentendimento entre Esli García e o ex-técnico Hélio dos Anjos. Durante uma coletiva de imprensa, ambos fizeram declarações ásperas. Hélio declarou que Esli era um atleta de "ataques isolados", enquanto o venezuelano declarou que não renovaria seu vínculo com o clube.

Na segunda-feira, 11, às 21h, no estádio da Curuzu, em Belém, Paysandu e Brusque-SC jogam pela 36ª rodada da Série B. O jogo pode assegurar matematicamente a continuidade do Papão na Segunda Divisão em 2025.