Primeiro brasileiro campeão da NBA, Tiago Splitter volta à liga como assistente

Jogador foi campeão em 2014 com o San Antonio Spurs como jogador

Publicado em 10 de julho de 2025 às 15:19

Tiago Splitter (ao centro) também foi campeão também pelo Paris Basketball, já como técnico
Tiago Splitter (ao centro) também foi campeão também pelo Paris Basketball, já como técnico Crédito: X / @TiagoSplitter

Tiago Splitter está de volta à NBA, desta vez fora das quadras. Após comandar o Paris Basketball em sua primeira experiência como técnico principal — coroada com conquistas — o brasileiro aceitou o desafio de integrar a comissão técnica do Portland Trail Blazers como assistente para a temporada 2025/2026.

Mesmo envolvido nesse novo projeto nos Estados Unidos, Splitter segue ligado à seleção brasileira masculina, da qual faz parte da comissão desde 2021. No ano passado, ajudou Aleksandar Petrovic nos Jogos Olímpicos de Paris, onde o Brasil acabou eliminado pelos Estados Unidos nas quartas de final.

Recém-instalado em Portland, o ex-pivô ainda se ambienta à cidade. No entanto, já começa a traçar os primeiros compromissos com a franquia. Nos próximos dias, os Trail Blazers encaram a Summer League, competição que serve de vitrine para jovens talentos. Embora não vá comandar o time à beira da quadra, Splitter estará em Las Vegas para acompanhar o torneio, conhecer a nova equipe e iniciar os trabalhos focados em treinos individuais.