Roberto Carlos passa por cirurgia cardíaca e segue em observação no Brasil

Ex-lateral da Seleção e do Real Madrid foi submetido a procedimento para inserção de cateter após exames detectarem coágulo.

Publicado em 1 de janeiro de 2026 às 07:59

Roberto Carlos passa bem - 
Roberto Carlos passa bem -  Crédito: Redes sociais

O ex-lateral-esquerdo Roberto Carlos, ídolo da Seleção Brasileira e do Real Madrid, está internado após passar por uma cirurgia no coração. O procedimento foi realizado para a inserção de um cateter e ocorreu durante período de férias do ex-jogador no Brasil. A informação foi divulgada pelo jornal espanhol As.

De acordo com a publicação, Roberto Carlos, de 52 anos, realizou exames médicos de rotina que identificaram a presença de um pequeno coágulo sanguíneo na perna. Após a realização de uma ressonância magnética, os médicos indicaram a necessidade de uma intervenção cardíaca imediata.

Ainda segundo o As, a cirurgia estava inicialmente prevista para durar cerca de 40 minutos, mas acabou se estendendo por quase três horas devido a uma complicação durante o procedimento. Apesar do imprevisto, a operação foi concluída com sucesso, e o ex-jogador não corre riscos. Ele permanecerá sob observação rigorosa por pelo menos 48 horas para acompanhamento da recuperação.

Em comunicado enviado por representantes, Roberto Carlos tranquilizou fãs e admiradores. “Agora estou bem e sob vigilância constante”, afirmou o ex-atleta.

Considerado um dos maiores laterais-esquerdos da história do futebol, Roberto Carlos foi revelado pelo União São João, ganhou projeção nacional no Palmeiras da era Parmalat e se tornou ídolo mundial com a camisa do Real Madrid. Pelo clube espanhol, atuou por quase dez anos, conquistou 13 títulos — incluindo três Ligas dos Campeões e quatro Campeonatos Espanhóis — e marcou 71 gols em 584 partidas.

O ex-jogador encerrou a carreira profissional em 2015, após passagem pelo futebol indiano. No Brasil, seu último clube foi o Corinthians. Na Europa, também defendeu Inter de Milão, Fenerbahçe e Anzhi Makhachkala, além de ter sido peça fundamental da Seleção Brasileira campeã do mundo em 2002.