São Paulo atropela e joga o Internacional para zona de rebaixamento do Brasileirão

Tricolor vence por 3 a 0 na Vila Belmiro, afasta risco de queda e ainda sonha com vaga via possível G-8; Inter entra na última rodada ameaçado pelo rebaixamento.

Publicado em 4 de dezembro de 2025 às 07:28

Luciano marcou na goleada do tricolor - 
Luciano marcou na goleada do tricolor -  Crédito: Rubens Chiri/São Paulo

O São Paulo não teve dificuldades para reagir ao tropeço da rodada passada e goleou o Internacional por 3 a 0, na Vila Belmiro, pela 37ª rodada do Brasileirão. Sabino, Maik e Luciano marcaram os gols que colocaram o Tricolor em posição confortável na tabela e aumentaram a pressão sobre o Colorado, agora em cenário crítico na luta contra o rebaixamento.

Com o resultado, o São Paulo chegou aos 51 pontos e consolidou a permanência na oitava colocação, posição que pode virar vaga na Libertadores caso se confirme um G-8 após a final da Copa do Brasil. Para se manter no posto, basta um empate contra o Vitória no Barradão. O Tricolor só será ultrapassado pelo Red Bull Bragantino, que enfrenta justamente o Internacional, se vencer e alcançar os mesmos 51 pontos, ficando à frente pelo número de vitórias.

A vaga na Libertadores ainda depende de um fator externo: o título da Copa do Brasil. Para o São Paulo garantir o acesso ao torneio continental, a taça precisa ficar com Cruzeiro ou Fluminense, equipes que já estão à sua frente no campeonato.

No lado colorado, o cenário é quase desesperador. Com a derrota, o Internacional caiu para o 18º lugar, estacionado com 41 pontos, e entra na última rodada sem depender apenas de si para se manter na Série A. Mesmo que vença o Bragantino no Beira-Rio e chegue a 44 pontos, o time gaúcho ainda precisa torcer por tropeços de rivais diretos que seguem ameaçados no Z-4, como Vitória, Fortaleza, Santos e Ceará.

O suspense pela permanência e pela briga por vaga na Libertadores promete um domingo tenso na rodada final, marcada para às 16h.