Seleção Brasileira vira sobre os EUA e está na final da AmeriCup

Mesmo tendo visto os americanos abrirem até 20 pontos de vantagem, a equipe comandada por Yago e Caboclo não se entregou

Publicado em 30 de agosto de 2025 às 20:02

Agora, a Seleção aguarda o vencedor do duelo entre Canadá e Argentina
Agora, a Seleção aguarda o vencedor do duelo entre Canadá e Argentina Crédito: Reprodução / X/ @BasqueteBrasil

O Brasil está na final da AmeriCup depois de um feito histórico contra os Estados Unidos. Em uma partida eletrizante disputada em Manágua, a Seleção Brasileira mostrou força mental e poder de reação para reverter um cenário quase irreversível. Mesmo tendo visto os americanos abrirem até 20 pontos de vantagem, a equipe comandada por Yago e Caboclo não se entregou e construiu uma das maiores viradas de sua história recente, vencendo por 92 a 77.

Os destaques da noite foram Yago, que anotou 25 pontos, e Bruno Caboclo, com 20, ambos protagonistas da arrancada no último quarto. A dupla foi decisiva para transformar a desvantagem em um domínio absoluto na reta final, levando o Brasil a garantir a vaga na decisão da competição. A vitória, além de garantir presença na final, teve sabor especial por ter sido conquistada diante dos Estados Unidos, que haviam derrotado os brasileiros na fase de grupos.

Agora, a Seleção aguarda o vencedor do duelo entre Canadá e Argentina para conhecer seu adversário na final, marcada para este domingo (31). A disputa pelo terceiro lugar, que também acontece no domingo, será justamente a oportunidade dos norte-americanos tentarem se despedir do torneio com medalha.

O roteiro do jogo foi digno de filme. Após um primeiro quarto equilibrado, os EUA se impuseram no segundo e abriram vantagem de 14 pontos no intervalo. A diferença chegou a 20 no terceiro período, mas foi ali que começou a reação brasileira.

No último quarto, a intensidade defensiva e o brilho individual dos destaques mudaram o rumo da partida, transformando uma derrota que parecia certa em uma vitória inesquecível com grandes atuações de Bruno Caboclo e Yago dos Santos.