Série B: Remo tem 27% de probabilidade de subir e Paysandu 34,3% de risco de queda

Leão Azul fecha primeiro turno com 27% de probabilidade de subir; Papão tem 34,3% de risco de queda, segundo projeção da UFMG.

Publicado em 1 de agosto de 2025 às 09:20

Estatísticas apontam as chances de acesso e rebaixamento de Leão e Papão - 
Estatísticas apontam as chances de acesso e rebaixamento de Leão e Papão -  Crédito: Jorge Luís Totti/Paysandu

O primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro terminou com empates para os dois principais clubes paraenses, mas em contextos bem distintos. O Remo ficou no 1 a 1 com o Goiás e segue na briga pelo G-4, enquanto o Paysandu empatou com o Athletic-MG e voltou à zona de rebaixamento. Com isso, as probabilidades de acesso e rebaixamento mudaram para ambos, segundo projeção do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O Remo agora tem 27% de chances de subir para a Série A, um crescimento em relação aos 19,5% registrados na 18ª rodada. O Leão Azul soma 30 pontos e ocupa a quinta colocação, mesma pontuação da Chapecoense, que está em quarto lugar por ter mais vitórias.

Já o líder Goiás tem 82,7% de probabilidade de acesso, seguido por Coritiba (66,5%), Novorizontino (63,9%) e Chapecoense (39,4%). O Remo, além de seguir na briga pelo G-4, tem risco mínimo de rebaixamento: apenas 1,8%.

O cenário do Paysandu é mais preocupante. O Papão tem 20 pontos, aparece na 17ª posição e apresenta 34,3% de chances de rebaixamento – um aumento em relação aos 32,6% da rodada anterior. Apesar disso, outros clubes ainda aparecem em situação mais crítica: América-MG (39,2%) e Volta Redonda (35,2%).

Para escapar da Série C, a projeção aponta que 50 pontos praticamente garantem permanência, reduzindo o risco de queda para 0,3%. Com 47 pontos, o índice sobe para 2,2%, e com 45, número próximo à média histórica, o risco já atinge 8,5%.

As chances de acesso do Paysandu também diminuíram: caíram de 4,1% para apenas 2,2% após o encerramento do turno.

Na abertura da segunda metade do campeonato, o Remo recebe a Ferroviária-SP nesta sexta-feira (1º), às 19h, no Mangueirão. O Paysandu entra em campo no domingo (3), diante do Athletico-PR, às 18h30, na Arena da Baixada.