STJD mantém suspensão de Dudu por ofensas a Leila Pereira

Atacante do Atlético-MG seguirá afastado de jogos do Brasileirão e terá que pagar multa de R$ 90 mil.

Publicado em 8 de agosto de 2025 às 14:52

STJD mantém suspensão de Dudu por ofensas a Leila Pereira
STJD mantém suspensão de Dudu por ofensas a Leila Pereira Crédito: Reprodução/Instagram/@7_dudu

O Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu, por maioria, manter a suspensão de seis jogos ao atacante Dudu, do Atlético-MG, por insultos direcionados à presidente do Palmeiras, Leila Pereira, nas redes sociais. A punição será cumprida exclusivamente em partidas do Campeonato Brasileiro, e o jogador ainda terá que pagar uma multa no valor de R$ 90 mil.

Dudu já cumpriu metade da pena, ficando de fora dos jogos contra Palmeiras, Flamengo e Bragantino. Com a decisão, também não poderá atuar diante de Vasco, Grêmio e São Paulo. O recurso apresentado pelo clube mineiro teve efeito suspensivo parcial, válido apenas para a multa, enquanto o julgamento não era concluído.

A defesa do jogador contestou a demora na análise do efeito suspensivo relacionado à suspensão dos jogos e criticou o que considera um indício de parcialidade no julgamento. A reclamação se baseia em uma foto da auditora do STJD, Renata Mendonça, que atuou no caso, ao lado das advogadas da presidente palmeirense, Danielle Maiolini e Valentina Kalaf. Os representantes de Dudu afirmaram estar “indignados” com a situação.

Apesar da polêmica, a relatora do processo, Antonieta Pinto, rejeitou a possibilidade de nulidade processual, alegando que a imagem não compromete a lisura do julgamento. O recurso havia começado a ser analisado na semana passada, mas o desfecho foi adiado por motivos pessoais da relatora, sendo retomado e concluído nesta sexta-feira.

Durante o período de impasse, o Atlético-MG conseguiu autorização para escalar o atleta apenas em partidas da Copa do Brasil.