Técnico de basquete do Sudão do Sul revela quem banca seleção nas Olimpíadas

Após uma vitória histórica na estreia do basquete masculino em Paris, o técnico da Seleção do Sudão do Sul, Royal Ivey, fez algumas revelações sobre a participação nas Olimpíadas. 

Publicado em 30 de julho de 2024 às 14:37

Técnico Royal Ivey fez revelações sobre participação da Seleção do Sudão em Paris. 
Técnico Royal Ivey fez revelações sobre participação da Seleção do Sudão em Paris.  Crédito: Reprodução / X

O Sudão do Sul fez uma estreia impressionante ao vencer Porto Rico por 90 a 79 no último domingo, 28, no basquete masculino dos Jogos Olímpicos. Após a partida, o técnico Royal Ivey revelou que a equipe não possui um ginásio e explicou como a preparação para os jogos foi realizada.

“Não temos o prazer de ter um ginásio, dormitórios e outras instalações. Tivemos um tempo de treinamento difícil em Ruanda, depois viajamos para a Espanha, nos movendo muito, pegando voos longos. Essas são as coisas sobre as quais as pessoas não falam. Eles não nos veem presos por sete horas no aeroporto enquanto estamos no Chade”, disse o profissional.

O treinador também ressaltou que Luol Deng, ex-jogador e atual presidente da federação de basquete do Sudão do Sul, é quem garante a participação da equipe nas Olimpíadas. De acordo com Ivey, Deng usa recursos próprios para viabilizar essa participação.

“Luol Deng financia isso há quatro anos do próprio bolso. Ele paga academias, hotéis, passagens de avião, tudo. Parabéns a Luol e à equipe. Não teríamos sido capazes de montar esse time sem eles”, disse.

Além dos desafios enfrentados na preparação, ao chegar em Paris, o Sudão do Sul teve um contratempo no jogo de estreia: durante a execução dos hinos, o som que ecoou na quadra foi o do Sudão, país do qual o Sudão do Sul se separou em 2011.

O próximo jogo do Sudão do Sul nas Olimpíadas será nesta quarta-feira, 31, às 16h (horário de Brasília), contra os Estados Unidos. As duas equipes já se enfrentaram em um amistoso neste mês, com os norte-americanos saindo vitoriosos por 101 a 100.