Time tradicional despenca de líder a vice-lanterna no estadual após perda de pontos

Federação retira pontos do clube por escalação irregular; decisões ainda serão analisadas pela Justiça Desportiva

Publicado em 30 de janeiro de 2026 às 18:52

Jogador irregular foi a causa da perda de pontos -
Jogador irregular foi a causa da perda de pontos - Crédito: Augusto César Gomes

Um dos clubes mais tradicionais do Rio Grande do Norte vive uma reviravolta inesperada no Campeonato Potiguar. Invicto e líder da competição até então, o América de Natal caiu para a parte de baixo da tabela após sofrer uma pesada punição administrativa aplicada pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF).

O clube perdeu 18 pontos por ter relacionado de forma irregular o lateral-direito Elias, de 20 anos, nas três primeiras rodadas do estadual. Com a decisão divulgada nesta sexta-feira, o Alvirrubro, que somava 10 pontos, passou a ocupar a penúltima colocação, com saldo negativo de oito pontos.

Outro atingido foi o Potyguar Seridoense, que também foi penalizado pela mesma infração. O clube perdeu 15 pontos por utilizar os atletas Fabrício e Toró em quatro partidas. Com isso, caiu para a última posição da tabela, com 12 pontos negativos. O regulamento do campeonato prevê o rebaixamento de duas equipes.

De acordo com a FNF, as punições têm como base o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que determina a perda dos pontos disputados nas partidas em que houve irregularidade, além daqueles eventualmente conquistados em campo.

No caso do América-RN, foram retirados os nove pontos correspondentes às três rodadas, somados aos nove obtidos com as vitórias. Já o Potyguar perdeu 12 pontos referentes às partidas disputadas e mais três conquistados.

A federação explica que os atletas foram inscritos como amadores mesmo já tendo completado 20 anos de idade, o que contraria o Regulamento Específico da Primeira Divisão do Campeonato Potiguar de 2026. A norma proíbe a participação de jogadores não profissionais a partir da data em que completam essa idade.

Em nota oficial, o América-RN afirmou que não houve fraude ou tentativa de obtenção de vantagem indevida e classificou o episódio como uma divergência de interpretação do regulamento. O clube informou ainda que seu departamento jurídico já adotou as medidas cabíveis e que confia nas instâncias da Justiça Desportiva para o esclarecimento do caso.

A FNF revelou que recebeu uma Notícia de Infração assinada por todas as outras seis equipes participantes do campeonato, ABC, Globo, QFC, Laguna, Potiguar e Santa Cruz, apontando as supostas irregularidades.

O documento foi encaminhado ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), onde o caso será julgado. As decisões ainda cabem recurso e podem chegar ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Diante do cenário de indefinição, a federação não descarta a paralisação do campeonato até que haja uma decisão definitiva da Justiça Desportiva.

Com informações de ge.globo