Tuna Luso precisa quebrar tabu histórico para seguir viva na Série D

Águia Guerreira enfrenta o Maranhão no Souza, domingo (10), e terá que vencer por quatro gols de diferença para avançar direto às oitavas.

Publicado em 5 de agosto de 2025 às 14:17

Tuna Luso precisa quebrar tabu histórico para seguir viva na Série D
Tuna Luso precisa quebrar tabu histórico para seguir viva na Série D Crédito: Reprodução/Instagram/@tunaluso.oficial

A missão da Tuna Luso na Série D do Campeonato Brasileiro é das mais desafiadoras. Derrotada por 4 a 1 no jogo de ida, a equipe paraense recebe o Maranhão neste domingo (10), às 15h, no Estádio do Souza, precisando de uma vitória inédita em sua história na competição: triunfar por quatro gols de diferença para garantir vaga direta nas oitavas de final.

O retrospecto não ajuda. Em 45 partidas disputadas pela quarta divisão nacional, a Tuna jamais alcançou um resultado com tamanha margem. Até hoje, as vitórias mais elásticas na Série D foram por três gols: um 4 a 1 sobre o São Raimundo-RR em 2023 e quatro triunfos por 3 a 0 na atual temporada, contra Humaitá, fora de casa, e sobre Manaus, GAS-RR e Independência-AC, no Souza.

Se o histórico na Série D é desfavorável, os números gerais também indicam a dificuldade do desafio. A última vez que a Águia Guerreira venceu por quatro ou mais gols de diferença ocorreu no Campeonato Paraense de 2024, quando aplicou 4 a 0 no Santa Rosa, pela sétima rodada, também no Souza.

Caso não consiga o placar necessário no tempo normal, a equipe comandada pelo técnico Ignacio Neto terá de levar a decisão para os pênaltis, cenário possível com uma vitória por três gols de diferença.