Verstappen conquista pole da sprint em Singapura, e Bortoleto larga em 14º

Piloto da Red Bull garantiu a primeira posição com volta de 1min31s156; George Russell e Charles Leclerc completam as três primeiras colocações

Publicado em 9 de outubro de 2026 às 16:27

 Piloto da Red Bull garantiu a primeira posição com volta de 1min31s156; George Russell e Charles Leclerc completam as três primeiras colocações
 Piloto da Red Bull garantiu a primeira posição com volta de 1min31s156; George Russell e Charles Leclerc completam as três primeiras colocações Crédito: Reprodução 

Nesta sexta-feira (9), Max Verstappen garantiu a pole position para a corrida sprint do Grande Prêmio de Singapura de Fórmula 1, no circuito de Marina Bay. O holandês registrou 1min31s156 na sessão classificatória, superando George Russell, da Mercedes, e Charles Leclerc, da Ferrari. Já o brasileiro Gabriel Bortoleto, da Audi, terminou a disputa na 14ª posição e largará do meio do grid na prova deste sábado (10).

A corrida sprint está marcada para as 6h, no horário de Brasília. Mais tarde, às 10h, os pilotos voltam à pista para a classificação que definirá as posições de largada do Grande Prêmio de domingo.

A conquista reforça o histórico de Verstappen nesse formato da Fórmula 1. O tetracampeão mundial soma 13 vitórias em corridas sprint e alcançou sua 11ª pole position nesse tipo de disputa. Apesar dos números expressivos, ele ainda busca sua primeira vitória e sua primeira largada na pole em corridas tradicionais no circuito de Marina Bay.

O holandês, porém, ainda pode enfrentar problemas com os comissários. Verstappen está sob investigação por uma ultrapassagem sobre Lewis Hamilton durante um período de bandeira amarela. Uma eventual punição pode alterar o grid de largada da sprint.

Bortoleto avança, mas perde posições no SQ2

A classificação sprint foi marcada por interrupções e problemas técnicos que afetaram o andamento da sessão. Na primeira parte, os pilotos utilizaram pneus médios, e Hamilton chegou a estabelecer uma das primeiras referências de tempo.

A disputa precisou ser interrompida por uma bandeira vermelha depois que Sergio Pérez, da Cadillac, deixou um pedaço da asa traseira danificada na pista. A direção de prova paralisou a atividade para permitir a retirada do detrito.

Além da interrupção, um erro humano no controle de corrida deixou o modo de ultrapassagem indisponível por parte da sessão. O recurso foi ativado por apenas 27 segundos depois que o problema foi identificado, antes de ser desligado novamente.

Em comunicado, a Federação Internacional do Automobilismo (FIA) reconheceu que a falha afetou o desempenho de alguns carros, dependendo do momento em que os pilotos estavam completando suas voltas. Segundo a entidade, as duas etapas seguintes da classificação não foram prejudicadas pelo problema.

Após a retomada, Verstappen terminou o primeiro segmento entre os destaques, enquanto Bortoleto conseguiu avançar para o SQ2. O brasileiro também foi afetado por uma falha no sistema de registro de tempos, que inicialmente não identificou sua volta, mas ele permaneceu na disputa.

O segundo segmento começou com atraso devido a novos problemas no sistema de cronometragem. Leclerc assumiu a liderança após superar os concorrentes, enquanto Russell conseguiu melhorar seu desempenho nos instantes finais e garantiu a classificação para a etapa decisiva.

Bortoleto chegou a registrar o sexto melhor tempo em uma das tentativas, mas não conseguiu sustentar a posição. Com a melhora dos adversários, o brasileiro terminou o SQ2 em 14º lugar e ficou fora da disputa pela pole.

Verstappen decide a disputa nos minutos finais

No SQ3, etapa que reuniu os oito pilotos mais rápidos da sessão, além de Hadjar e Gasly, a briga pela primeira posição ficou concentrada entre os carros da Red Bull, Mercedes e Ferrari, além das McLarens.

Lando Norris começou com o melhor tempo, mas Leclerc assumiu a liderança por uma margem mínima. Hamilton também tentou entrar na disputa, porém cometeu um erro na parte final de sua volta e não conseguiu superar os concorrentes.

Verstappen optou por realizar apenas uma tentativa rápida. Com uma volta de 1min31s156, o piloto da Red Bull tomou a primeira posição e resistiu às últimas investidas dos rivais para confirmar a pole da sprint.

Russell terminou em segundo, seguido por Leclerc. Oscar Piastri e Norris, ambos da McLaren, completaram as cinco primeiras posições.

Veja o grid de largada da corrida sprint em Singapura

Max Verstappen (Red Bull)

George Russell (Mercedes)

Charles Leclerc (Ferrari)

Oscar Piastri (McLaren)

Lando Norris (McLaren)

Lewis Hamilton (Ferrari)

Kimi Antonelli (Mercedes)

Liam Lawson (Racing Bulls)

Isack Hadjar (Red Bull)

Pierre Gasly (Alpine)

Franco Colapinto (Alpine)

Nico Hülkenberg (Audi)

Oliver Bearman (Haas)

Gabriel Bortoleto (Audi)

Fernando Alonso (Aston Martin)

Esteban Ocon (Haas)

Arvid Lindblad (Racing Bulls)

Lance Stroll (Aston Martin)

Alexander Albon (Williams)

Sergio Pérez (Cadillac)

Valtteri Bottas (Cadillac)

Carlos Sainz (Williams)

A posição de Verstappen ainda depende da análise dos comissários sobre o episódio envolvendo a bandeira amarela. Até que haja uma decisão oficial, o holandês aparece como o pole position provisório da corrida sprint.