Yago Dora conquista título mundial de surfe e amplia hegemonia brasileira

Curitibano radicado em Florianópolis superou Griffin Colapinto na decisão e se tornou o quinto surfista do Brasil campeão do mundo

Publicado em 2 de setembro de 2025 às 07:36

Yago dora bateu norte-americano na final - 
Yago dora bateu norte-americano na final -  Crédito: Divulgação/WSL

O Brasil voltou ao topo do surfe mundial. Aos 29 anos, Yago Dora conquistou, nesta terça-feira (2), o título da World Surf League (WSL) ao derrotar o norte-americano Griffin Colapinto por 15.66 a 12.33 na grande final do WSL Finals, disputado em Cloudbreak, Fiji.

Líder da temporada regular, o curitibano radicado em Florianópolis precisava de apenas uma vitória para confirmar a taça, enquanto Colapinto necessitava ganhar duas baterias. Com atuação sólida e agressiva, Yago garantiu sua primeira conquista mundial e entrou para a história do surfe brasileiro.

Ele agora integra a seleta lista de campeões brasileiros da WSL, ao lado de Gabriel Medina (2014, 2018 e 2021), Filipe Toledo (2022 e 2023), Adriano de Souza (2015) e Ítalo Ferreira (2019). Desde 2014, em apenas três temporadas o troféu ficou fora do Brasil, todas vencidas pelo havaiano John John Florence (2016, 2017 e 2023). Em 2020, não houve disputa devido à pandemia de Covid-19.

Além de Yago, o Brasil também teve Ítalo Ferreira no Finals. O potiguar parou na segunda rodada diante de Colapinto e encerrou o campeonato na quarta colocação.

No feminino, o título ficou com a australiana Molly Picklum, que venceu a americana Caroline Marks na decisão. Picklum virou a série melhor de três ao vencer as duas últimas baterias após ver Marks sair na frente.